TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MACROMOLÉCULAS

Por:   •  6/9/2017  •  Artigo  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MACROMOLÉCULAS

Eunápolis-Bahia

Agosto/2017

AMANDA OLIVEIRA DOS SANTOS

LARISSA ANTONIA DOS SANTOS

MACROMOLÉCULAS

[pic 2]

Eunápolis-Bahia

Agosto/2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................04

2. OBJETIVOS...................................................................................................04

3. MATERIAIS E MÉTODOS.............................................................................04

4.RESULTADOS E DISCUSSÃO......................................................................05

5.CONCLUSÃO.................................................................................................10

3.1. Missão da empresa..............................................................................10

INTRODUÇÃO

No dia 18 de agosto de 2017 a turma EMA 22 realizou uma experiência no laboratório de biologia, no qual foi estudado, observado e analisado a identificação das macromoléculas em diversos materiais. Para isto acontecer foi necessário adquirir alguns conhecimentos, como os carboidratos, lipídios e proteínas, onde podemos defini-los à seguir.

Os carboidratos podem ser conhecidos como moléculas de forma orgânica com estrutura formada de carbono, hidrogênio e oxigênio, que são considerados as principais fontes de energia que participam da formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos que são liberados através do processo de oxidação. Entretanto, os carboidratos podem ser classificados como monossacaridios, dissacaridios e polissacaridios.

Os lipídios por sua vez, possuem uma estrutura molecular variada, que apresenta varias funções orgânicas, como por exemplo a reserva enérgica ( que serve como fonte de energia para os animais hibernam), isolante térmico (utilizados pelos mamíferos) que consequentemente colaboram na composição da membrana plasmática das células (fosfolipideos). Os principais tipos de lipídios são os cerídeos, fosfolipideos e gliceridios.

As proteínas tem sua estrutura composta por macromoléculas orgânicas que são formadas pela sequencia de vários aminocidios que forma uma cadeia polipeptídica através dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

 OBJETIVOS

Na realização do experimento o objetivo foi fazer um teste para identificação de amido, após isso um outro teste para a identificação de lipídios e posteriormente um teste para identificação de proteínas. Na identificação de amido e de proteínas foi comparado a coloração das amostras no tubo ensaio, e na identificação de lipídios, através dos solventes foi analisado a solubilidade. Através destes testes foi possível identificar as macromoléculas.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados para o teste de identificação do amido foram, o lugol (corante), amido (mais conhecido como farinha), três tubos de ensaio (nomeados com etiquetas, tubo 1,2 e 3) e a garra de madeira (usado como instrumento que auxiliou o experimento para evitar quaisquer tipos de acidentes ou queimadores). Neste teste obtivemos tais procedimentos: no tubo 1 colocamos uma pitada de goma de amido e 2mL de água e fervemos esta amostra, depois que a mesma já estava fria, acrescentamos 3 gotas de lugol. No tudo 2 foi colocado 2mL de água e acrescentado uma pitada de sacarose (açúcar), após feito isto colocamos 3 gotas de lugol. No tubo 3 foi colocado apenas 2mL de água e lugol.

Os materiais utilizados para o teste de identificação dos lipídios, foram o éter, hidróxido de sódio, água, óleo vegetal, conta gotas, três tubos de ensaio (nos quais foram nomeados com etiquetas, tubo 4,5 e 6) e etiquetas. Os procedimentos realizados neste teste foram: nos três tubos (4,5 e 6) colocamos 5 gotas de óleo. Após isto acrescentamos no tubo 4, 2mL de água (solvente); no tubo 5 o solvente foi o éter etílico; e o solvente para o tubo 6 foi o hidróxido de sódio. Após estes procedimentos foram agitados todos os tubos.

Os materiais utilizados para o teste de identificação das proteínas foram solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 25%; solução de sulfato de cobre (CuSO45H2O) a 5%; um conta gotas; quatro tubos de ensaio (nos quais nomeamos com etiquetas, tubos 7,8,9 e 10) acrescentamos 2mL de água. Em cada tubo foram pingadas 10 gotas de hidróxido de sódio e 5 gotas da solução de sulfato de cobre; foi separada uma clara de ovo, onde pingamos 3 gotas no tubo 1; no tubo 2 foi colocada uma pitada de sacarose (açúcar); no tubo 3 foi pingada 5 gotas de óleo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para o teste de identificação do amido, no tubo 1 que é com a goma de amido dissolvida em água e misturada com lugol, resulta em uma substância de coloração azul escuro, pois com o amido dissolvido podemos observar que ao colocarmos gotas de uma tintura de iodo acabou ocorrendo uma formação de coloração azul escura. Este azul é o produto da reação entre o íon triiodeto presente no iodo e o amido resultando essa coloração característica, o aprisionamento do iodo da-se no interior da hélice formada pela amilase. A sacarose dissolvida em água e misturada com lugol, resulta uma coloração amarelada porque a tintura do lugol acaba prevalecendo e se ligando com o açúcar, pois a tinta que o lugol apresenta é amarela, que serve como corante para o açúcar, que também fica amarelo. A água misturada com o lugol resulta em uma coloração amarela escura devido ao fato de concentração de lodo (amarelo) existente no lugol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (563.4 Kb)   docx (598.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com