TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem das aves

Pesquisas Acadêmicas: A origem das aves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

A origem das aves

Os cientistas sustentam a teoria de que as aves descendem dos répteis. Em 1861, na Alemanha, foram encontrados alguns exemplares de fósseis de um organismo que apresentava características intermediárias entre o réptil e a ave: o Archaeopteryx lithographica. Esse animal possuía traços de réptil (dentes, cauda grande e extremidades anteriores com dedos compridos) e traços de ave (formato do crânio e penas). Esta descoberta é uma das provas mais importantes que confirmam a teoria de que as aves são descendentes dos répteis.

Evolução

Segundo charles darwin as espécies evoluem em um processo natural. Há estudos relacionando a evolução das aves ligados aos dinossauros, um dos elos entre dinossauros e aves que reforçam essa idéia é o tatatta, que possuía uma plumagem e voava. Ao longo de milhões de anos as aves foram sofrendo outras adaptações que deram origem há vários grupos, cada grupo adquiriu características pro ambiente em que viviam.

Corujas: se adaptaram a quase todas as regiões no planeta exceto a Antártida, visão adaptada para caçar a noite, capacidade de girar a cabeça a 270 graus ampliando suas chances de obter uma boa caça.

Pingüim : penas proporcionam isolamento térmico ao seu corpo, uma camada de gordura também ajuda nesse isolamento térmico. Na água a plumagem impermeabilizando a pele.

Beija-flor: consegue parar em pleno vôo e voar em marcha ré, devido a adaptações na estrutura muscular e no seu esqueleto

Classificação

As aves são divididas em dois grandes grupos: as ratitas e as carinatas.

As aves ratitas têm o osso do peito (esterno) achatado e não voam. Pertencem a esse grupo as emas, os avestruzes e os quivis.

As aves carinatas são as que têm o esterno em forma de quilha ou carena (como a parte frontal de um barco), com músculos peitorais bastante desenvolvidos e que voam. A maioria das aves pertence a este último grupo.

Os bicos das aves

O bico das aves esta adaptado ao tipo de alimento que elas ingerem.

Bico longo: funciona como uma pinça para capturar pequenas presas e furar frutas maduras EX.: bem-te-vi

Bicos cônicos: a força do bico esta na sua base, usada para quebrar cascas de sementes e grãos duros Ex.: colerinho

Bicos em forma de gancho: são fortes e utilizados para cortar e rascar. Ex.: gavião

Bico longo com língua comprida: permite alcançar os nectários. EX.: beija flor

Bico com parte inferior mais longa: usado para a captura de peixes durante o vôo

Sistema digestório e excretor

Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Daí eles vão para o proventrículo, que é o estômago químico das aves, onde sofrem a ação de sucos digestivos e começam a ser digeridos. Passam então para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Finalmente atingem o intestino, onde as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo. Os restos não aproveitados transformam-se em fezes. As aves possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. Por essa bolsa eles eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.

O órgão excretor é o rim. O produto nitrogenado excretado pelas aves é o acido úrico, em forma de urina pastosa junto com as fezes. Essa forma de excreção ajuda na economia de água o que ajuda na sobrevivência no ambiente terrestre.

A reprodução

A reprodução das aves é sexuada. O macho transfere os espermatozoides à fêmea por meio da sobreposição das cloacas.

A fecundação é interna (realiza-se dentro do corpo da fêmea). Esta põe os ovos, que contêm uma substância nutritiva (o vitelo, que é a gema do ovo) que ajuda o desenvolvimento do filhote.

Corte

Muitas espécies realizam um ritual sexual denominado corte, ou seja, movimentos ou sons que servem para atrair o par e facilitar o acasalamento. Entre os pássaros em geral vigora a monogamia que pode durar toda a vida ou apenas uma estação da procriação.

As aves se comportam como verdadeiros pais. Constroem ninhos de arquitetura elaborada, incubam os ovos e cuidam dos filhotes nas primeiras etapas de vida.

O sistema endócrino

As principais glândulas são: Glândula tireoide Produz, armazena e libera hormônios responsáveis pela manutenção das taxas metabólicas, crescimento e reprodução. Os hormônios produzidos na tireoide também elevam o consumo de oxigênio e a produção de calor nos tecidos.

Glândula paratireoide Esta glândula secreta o paratormônio, ou PTH responsável por manter o metabolismo de cálcio no sangue. Nas aves a glândula é linear e está localizada na região da garganta, próxima a tireoide.

Glândula adrenal composta por duas estruturas: Tecido adrenocortical: produz hormônios corticosteróides, responsáveis pela absorção de água, transporte de sódio nos rins, metabolismo de carboidratos e na reprodução.

Tecido cromafim: produz hormônios como a adrenalina e a noradrenalina.

Glândula hipófise (glândula pituitária). Produz diversos hormônios, sendo os principais o hormônio antidiurético, que atua na osmorregulação renal, e o hormônio do crescimento (ou somatotropina), responsável pelo crescimento e desenvolvimento do animal.

Pâncreas: é uma glândula formada por duas porções: endócrina e exócrina. A porção exócrina secretam enzimas, enquanto que a porção endócrina constitui-se de ilhotas pancreáticas. Nas aves, as ilhotas são distribuídas uniformemente em pequenos grupos. A principal função do pâncreas é produzir o hormônio insulina, que, junto com outros hormônios, controla o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos.

Gônadas: além de produzir os gametas, produzem hormônios responsáveis pelas características sexuais secundárias. Os principais hormônios produzidos pelas gônadas são os estrógenos e os progestágenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com