TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABIOGENESE X BIOGENESE

Seminário: ABIOGENESE X BIOGENESE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

ABIOGENESE X BIOGENESE

Através dos séculos, muitas hipóteses têm sido propostas para explicar a origem da vida na face da Terra. Até fins do século passado, a hipótese mais simples, aceita pelo povo em geral pela maior parte dos cientistas, era que seres vivos podem se originar de material não vivo.

A primeira teoria criteriosa sobre a origem da vida surge na Grécia Antiga, com Aristóteles, que formula a hipótese de geração espontânea. Até então, predominavam as explicações religiosas. A doutrina de Aristóteles domina os meios científicos por quase 2 mil anos. Só em 1864 que Pasteur prova que a vida surge sempre a partir de outra forma de vida semelhante e não de matéria inorgânica.

GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE

Segundo o princípio da geração espontânea ou abiogênese formulado por Aristóteles, alguns seres vivos se desenvolvem a partir da matéria inorgânica em contato com um princípio vital, ou "princípio ativo". A vida surgiria sempre que as condições do meio fossem favoráveis. Sapos, por exemplo, brotariam nos pântanos. De matérias em putrefação, apareceriam larvas.

BIOGÊNESE

Em 1864 o químico e biologista francês Louis Pasteur realiza uma série de experiências com os frascos com "pescoço de cisne" e demonstra que não existe no ar ou nos alimentos qualquer "princípio ativo" capaz de gerar vida espontaneamente. Abre caminho para a biogênese, segundo a qual a vida se origina de outro ser vivo preexistente.

Experimentos que provam a biogênese:

Redi - colocou pedaços de carne em alguns frascos de boca larga, tapou metade dos frascos com uma tela, enquanto a outra metade ficava aberta. Nos frascos abertos, onde as moscas entravam e saiam ativamente , surgiu uma grande quantidade de larvas. Nos frascos fechados, onde as moscas não conseguiam entrar, não apareceu nenhuma larva, apesar de muitos dias terem se passado desde que a carne fora lá colocada. Com essa experiência simples, Redi demonstrou que as larvas da carne podre desenvolvem-se de ovos de moscas e não da transformação da carne, como haviam afirmado os adeptos da abiogênese.

Com a invenção do microscópio rudimentar, descobriu-se os seres microscópicos. Para explicar a origem dos minúsculos seres descobertos, o mundo científico dividiu-se em duas escolas. Alguns cientistas acreditavam que os microorganismos originavam-se espontaneamente da matéria não viva que lhes serviu de alimento. Com essa hipótese, a teoria da geração espontânea voltava a ser acreditada. Outros cientistas acreditavam que as "sementes" ou "germes" dos micróbios estavam no ar e que, caindo em ambientes propícios cresciam e se reproduziam.

Depois surgiu o cientista John Nedhan que relata que microorganismos surgem de muitos tipos de infusões, independentemente do tratamento que recebam: fechadas ou não fechadas, fervidas ou não fervidas. Assim, os resultados de Nedhan deram novo apoio à teoria da geração espontânea.

Alguns anos após as publicações de Nedhan , o pesquisador Lázzaro Spallanzani demonstrou, em uma série de experiências, que o aquecimento de infusões fechadas impede o aparecimento de micróbios, apesar de ser variável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com