TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABSORÇÃO DE FÁRMACOS

Monografias: ABSORÇÃO DE FÁRMACOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

Área de absorção – corresponde à área a qual o fármaco é exposto e representa um dos principais determinantes da velocidade de absorção. Em superfícies com grandes áreas, o fármaco é absorvido com maior rapidez. A via intraperitoneal, por exemplo, é a via que apresenta o menor tempo de latência em relação a intramuscular e subcutânea. Uma vez que estas têm menor área de absorção e menor vascularização. A superfície absortiva é determinada em grande parte pela via de administração.

Circulação no local de administração-- também afeta a absorção do fármaco. O aumento do fluxo sangüíneo, determinado por massagens, ou aplicação local de calor, potencializa a velocidade de absorção do fármaco. Por outro lado a diminuição do fluxo sangüíneo determinado por vasoconstritores, choque ou outros fatores patológicos pode retardar a absorção.

pH do sítio de absorção e pKa do fármaco – As drogas possuem uma característica específica que é o pKa (é a constante da droga). O pKa do Tiopental é de 7,4, coincidindo com o pH do nosso plasma (7,4). Quando a droga se encontra no pH semelhante ao pKa, ela está 50% na forma iônica e 50% na forma molecular. Quanto mais ácido for o pH onde a droga ácida se encontra, a forma molecular aumenta cada vez mais. A regra geral é a seguinte: As drogas ácidas são favorecidas, em relação a sua absorção, no pH ácido e sua eliminação é favorecida num pH básico. Ocorre o inverso para as drogas básicas, onde sua absorção é favorecida em pH básico e sua eliminação em pH ácido. A cocaína é uma droga básica que quando associada ao bicarbonato de sódio, resulta em outra droga – Crack – que provoca uma dependência bem maior, porque a absorção da cocaína fica facilitada pela alcalinização do meio, provocada pelo bicarbonato de sódio. Quando um indivíduo se encontra com uma intoxicação por ácido, a conduta imediata é usar bicarbonato de sódio para dificultar a absorção do ácido, porque o ácido em pH básico vai ficar mais na forma iônica. Desse modo, ele não consegue atravessar as barreiras biológicas. Quanto maior o pKa da droga ácida, mais fraco é o ácido. Quanto menor o pKa da droga ácida, mais forte é o ácido. Quanto maior o pKa da droga básica, mais forte é a base. Quanto menor o pKa da droga básica, mais fraca é a base. Normalmente são utilizadas bases e ácidos fracos, porque a absorção é facilitada pelo pH do trato gastrintestinal ou do corpo. Ácidos que apresentam menor pKa apresentam mais dificuldade em sua absorção. Base com pKa elevado é base forte e é pouco absorvida. Base com pKa baixo tem absorção mais facilitada.

Interação com alimentos – Pode formar complexos insolúveis com a substância ativa, o que diminuiria sua absorção. Normalmente a presença de alimentos dificulta a desintegração de formas farmacêuticas sólidas, diminuindo a velocidade de dissolução e influenciando o processo de absorção (diminuindo a velocidade).

Ex: ingerir álcool com o estômago vazio potencializa o efeito da droga. Outro exemplo é a interação da tetraciclina com o leite, onde o Ca++ retém a tetraciclina que se impregna no tecido ósseo.

Variabilidade biológica -- é um fator interferente da absorção e, consequentemente no efeito terapêutico dos fármacos; "ela desafia a mais precisa previsão físico-química". Para os fármacos administrados por via oral, em formas farmacêuticas sólidas, como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com