TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES CONTEMPORANEA

Pesquisas Acadêmicas: ARTES CONTEMPORANEA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil acompanha os movimentos artísticos internacionais com uma menor distância de tempo. Tal qual no exterior, a arte contemporânea começa a mostrar-se a partir da década de 50.Na década de 60 surge o tropicalismo e sua contestação a política vigente através da arte; a década de 70 caracteriza-se pelas noções de conceito e tecnologia a serviço da arte; já na geração 80 produz-se uma arte de caráter festivo e alegre .

Em 20 de outubro de 1951, um acontecimento deu abertura a uma grande movimentação no campo artístico brasileiro,a realização da 1° Bienal de São Paulo que contou com 1854 obras representando 23 países.Uma proposta de Ciccillo Matarazzo para realização de uma grande mostra internacional inspirada na Bienal de Veneza. A década marca também o ressurgimento , do abstracionismo: Geométrico e Informal.O primeiro propõe a ruptura com a arte figurativa, baseando – se no Neoplásticismo de Piet Mondrian. É adotado de São Paulo pelo grupo Ruptura, em 1952, e no RJ com o grupo Frente, em 1954. O segundo, não se organiza em torno de grupos e teorias. Na verdade , seu pressuposto básico é a liberdade individual de cada artista para a expressão de sua subjetividade.Inspira-se nas idéias e experiências do pintor Wassily Kandinsky.

O Neo – concretismo foi o movimento das artes plásticas, genuinamente brasileira, que começa em 1957, no RJ, alguns artistas aliam sensualidade ao concretismo. Um expoente co movimento é o artista Hélio Oiticica.

Os anos 60 favoreceram o declínio da abstração e surgimento de uma produção artística que capta o consumo e a comunicação de massa, sugeridos pela influência da arte pop americana, além de promover opinião política e a militância por conta da repressão, da censura e pela referência do tropicalismo.

A arte da década de 70 afasta-se da política e dos problemas sociais.É caracterizada pela emblematização da reflexão,da razão, do conceito e da tecnologia.A exposição internacional de arte por meios eletrônicos/Arteônica da abertura à arte tecnológica,realizada com a ajuda do computador. A fundação Nacional de Arte(FUNARTE) é criada nesse período dando grande incentivo a produção artística brasileira. 02

O momento de transição para a década de 80 foi marcado pela insígnia das diretas já, pela retomada da pintura e pelas mudanças no panorama artístico, marcado por grandes exposições como: Tradição e Ruptura,1984;A Trama do Gosto,1987(organizadas pela Bienal de SP); A Mão Afro-Brasileira, 1988(organizada pelo Museu de Arte Moderna de SP).

A arte efêmera também é fruto desse momento utilizando os mais diversificados materiais para compor o objetivo artístico. Para o poeta , ensaísta e critico de arte, Ferreira Gullar.

A arte conceitual não propõe nada . Apenas adotou, como fundamento ideológico, o caráter efêmero que o consumismo impôs a sociedade atual,fazer da arte expressão do efêmero é chover no molhado.Efêmeros somos nós mesmos e quase tudo a nossa volta.

A arte contemporânea brasileira dos anos 90 desenvolve características da arte que esta sendo feita em outros países, como , por exemplo, fazer o publico participar , até mesmo interferir na obra de arte.Atitude apresentada nas diversas feiras internacionais de artes plásticas assim como nas diversas bienais.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com