TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE NA PRAIA DAS ARNOS

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE NA PRAIA DAS ARNOS, PALMAS-TO

GIOVANNA LOURENÇO CAMPOS1, GUSTAVO PEREIRA SILVA2, AGEMIRO DE SOUSA MORAES JUNIOR3, BRUNA DE ALMEIDA4, e MARINA GONTIJO DOS SANTOS5

1 Estudante de Engenharia Ambiental, Palmas-TO, UFT, giovannacampos55@hotmail.com;

2 Estudante de Engenharia Ambiental, Palmas-TO, UFT, gustavo.eamb@gmail.com;

3 Estudante de Engenharia Ambiental, Palmas-TO, UFT, agemirodesousa@gmail.com;

4 Gerente de Monitoramento Ambiental, Fundação de Meio Ambiente, Palmas-TO, biologabruna@gmail.com;

5 Me. Prof. Marina Gontijo dos Santos, Palmas-TO, UFT, eng.gontijo@gmail.com;

Apresentado no            

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC

Palmas/TO – Brasil

17 a 19 de setembro de 2019

RESUMO: A água é um dos recursos naturais mais indispensáveis à vida, elemento vital para a sobrevivência dos seres vivos e possui múltiplos usos. Em se tratando do consumo humano, um dos meios mais relevantes para o transporte de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa, o que torna crucial a avaliação de sua qualidade microbiológica. Com o intuito da manutenção à saúde humana encontra-se a necessidade do monitoramento constate das águas superficiais, e para tal o local escolhido foi a praia das Arnos, localizada em Palmas, Tocantins. Portanto, pelos históricos de interdições por problemas microbiológicos diagnosticado fez-se a necessidade de estudar a água da praia das Arnos. Logo, as amostragens exibiram valores abaixo de 200 NPM/100mL de Coliformes Termotolerantes para o período, indicou que estão próprias e excelentes para a recreação de contato primário de acordo a legislação vigente sobre balneabilidade.

PALAVRAS-CHAVE: Água, diarreia, saúde, Coliformes Termotolerantes.

EVALUATION OF BALNEABILITY AT THE ARNOS BEACH, PALMAS-TO

ABSTRACT: Water is one of the most indispensable natural resources for life, a vital element for the survival of living beings and has multiple uses. In the case of human consumption, one of the most relevant means for transporting diarrheal diseases of an infectious nature, which makes the evaluation of their microbiological quality crucial. In order to maintain human health, there is a need for constant monitoring of surface waters, and for this the chosen site was the Arnos beach, located in Palmas, Tocantins. Therefore, due to the history of interdiction due to diagnosed microbiological problems, it was necessary to study the water of the Arnos beach. Therefore, the samplings showed values ​​below 200 NPM / 100 mL of Thermotolerant Coliforms for the period, indicated that they are proper and excellent for recreation of primary contact according to the current legislation on bathing.

KEYWORDS: Water, diarrhea, cheers, thermotolerant coliforms.

INTRODUÇÃO

A água é um dos recursos naturais mais indispensáveis à vida. É elemento vital para a sobrevivência dos seres vivos possui múltiplos usos, tais como abastecimento doméstico e industrial, irrigação, dessedentação de animais, preservação da flora e fauna, recreação e lazer, geração de energia elétrica, navegação e diluição de despejos (DERISIO, 2000).

Em relação a água de consumo humano é um dos meios mais relevantes para o transporte de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa, o que torna crucial a avaliação de sua qualidade microbiológica (MARQUEZ et al, 1994). Essas doenças oriundas da propagação hídrica são causadas essencialmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, disseminadas basicamente pela rota fecal-oral, isto é, são ingeridos pela a água em si ou alimentos contaminados por água poluída com fezes e excretados nas fezes pelo indivíduo já contaminado (GRABOW, 1996).

Conforme Pereira & Tocchetto (2008), as ações de saneamento são entendidas como instrumento para promoção à saúde, prevenção e controle de doenças. No entanto, a cobertura de serviços de coleta e tratamento de esgotamento sanitário e de resíduos sólidos, bem como ao controle da qualidade da água para consumo humano, ainda é insatisfatório no Brasil.

De acordo a Resolução nº. 274/2000 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a balneabilidade das águas de recreação deve atendê-la, já que se refere à concentração de Escherichia Coli presente nessas águas. A utilização do microrganismo Escherichia Coli como indicador deve-se ao fato da vivencia dessa bactéria no organismo humano e nos animais de sangue quente (intestino), é abundante nas fezes e cresce facilmente em meios de cultura, vivendo bastante tempo na água (SILVA FILHO, 2007).

Com isso, E. coli pode ser propensa à modificação de organismo comensal para um patógeno oportunista e para uma bactéria extremamente especializada (HART; WINSTANLEY, 2001). Por tanto, essas competências constituem numa delicada linha que delimita um patógeno em relação um saprófito e estabelece quais mecanismos são utilizados por bactérias para desorganizar células humanas (SOUSA, C. P., 2006).

Portanto, devido à alta assiduidade turística às praias de Palmas, ver-se a necessidade de monitorar e por este motivo, a área escolhida para estudo foi a Praia das Arnos, local de frequência turística, sendo a única praia na região norte. Outro motivo que levou a escolha foi pelo histórico de interdição e também por possuir em suas proximidades área de lançamento de Efluente Tratado, portanto, é importante monitorar as condições de balneabilidade do local.

Neste trabalho, analisou-se a qualidade da água superficial, em um ponto de amostragem dentro da área de banho na Praia das Arnos, em Palmas-TO e sua conformidade ou não com a legislação.

MATERIAL E MÉTODOS

A praia das Arnos pertence ao município de Palmas-Tocantins localizado na região Norte do Brasil, com uma área 8.764 m², (PREFEITURA DE PALMAS, 2016), logo seu posicionamento encontra-se entre os paralelos 10° 09’ 39.62” S e 48°21’ 37.46” O, e entre os meridianos de 10° 09’ 74,86” S e 48° 21’ 42.52” W. O presente trabalho tem o objetivo de estudar e avaliar a balneabilidade da praia das Arnos em Palmas – TO, que é uma das praias artificiais construídas na margem do Reservatório de Lajeado e está localizada na área urbana da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (336.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com