TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptações corporais dos seres vivos

Trabalho acadêmico: Adaptações corporais dos seres vivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 6

Nomes: Herciléia Schneider, Luiza Bicalho, Natália Elisabeth, Samira Marques.

Período: 5 X Pedagogia

Prof: Ariadna

Plano de Aula

1 - Identificação:

Turma: 3º ao 5º. ano

Tema: Adaptações corporais dos seres vivos.

Duração de: Sete aulas.

2 – Objetivos:

Objetivo Geral:

- A interação dos alunos nas aulas;

- Entender que a disciplina de ciências não é apenas os conteúdos dos livros didáticos;

Objetivos Específicos:

- Compreender as características corporais dos seres vivos e as relações que eles estabelecem com o ambiente e com o homem;

- Compreender a interdependência existente entre os seres vivos;

3 – Estratégias

Recursos: DVD Procurando Nemo (Disney Pixar) e aparelho de DVD.

Livros, caderno, lápis, caneta, borracha.

4 - Procedimentos de Aula:

Desenvolvimento

1ªetapa

Comece perguntando aos alunos: "Vocês conhecem algum ser vivo que apresente alguma estrutura ou modificação corpórea que o auxilie a sobreviver em seu hábitat?". Incentive-os a expor suas ideias para a turma toda. Caso tenham dificuldade, você pode ajudá-los dando alguns exemplos - como as brânquias presentes nos peixes, uma estrutura que possibilita a esses animais respirar dentro d água (sem elas, os peixes não conseguiriam respirar e morreriam). Discuta com os estudantes mais alguns casos referentes a animais aquáticos (as membranas entre os dedos de certos anfíbios, por exemplo, ajudam esses bichos a se locomover na água). Em seguida, solicite que escrevam no caderno um pequeno roteiro que vai orientá-los durante a exibição do filme Procurando Nemo. Esse roteiro será um conjunto de questões que deverão ser respondidas ao final da exibição. As perguntas são as seguintes: 1) Cite um animal que aparece na animação e diga qual é a adaptação que ele apresenta para o meio em que vive; 2) Cite um animal que apresenta uma adaptação para defesa contra predadores; 3) Cite um animal presente no filme que tenha importância para o homem (alimentar, econômica ou ambiental); 4) Cite uma interdependência mostrada.

2ªetapa

Leve os alunos à sala de vídeo para que assistam ao filme Procurando Nemo. Oriente-os a ver a animação com foco nas questões do roteiro, registrando suas observações durante a exibição.

3ªetapa

Organize os alunos em círculo para a discussão do filme, com base no roteiro elaborado. Aborde as relações que eles tenham identificado entre animais e suas adaptações (sejam elas para defesa, reprodução, alimentação ou movimentação). Discuta também a importância desses animais para o homem. Oriente o debate de forma a que os estudantes troquem ideias entre si. Enquanto eles debatem, você pode ir organizando as opiniões e hipóteses deles no quadro.

4ªetapa

Realize uma aula expositiva sobre relações ecológicas, chamando a atenção dos alunos para alguns exemplos que aparecem no filme - como a relação entre o peixe-palhaço e a anêmona domar. A anêmona proporciona abrigo e proteção ao peixe. Em troca, ele mantém os tentáculos da anêmona sempre aerados e ainda deixa escapar restos de alimento que são consumidos pela anêmona. Aborde outros tipos de relações ecológicos, como: 1) A interdependência entre micro micro-organismos que vivem no sistema digestivo dos ruminantes em geral (os micro-organismos degradam as moléculas de celulose para que os ruminantes possam absorvê-las); 2) A relação entre carrapatos e capivaras (os carrapatos se alimentam do sangue das capivaras); 3) A relação entre microalgas marinhas e o homem (que usa o oxigênio produzido pelas microalgas para respirar e sobreviver). Antes de encerrar esta etapa, você deve fazer um levantamento sobre relações ecológicas harmônicas e desarmônicas, relacionando-as ao filme visto nesta sequência didática e a outros desenhos com animais como protagonistas conhecidos pela turma.

Flexibilização

O trabalho desta sequência com alunos com deficiência intelectual tem mais dois objetivos: identificar e nomear os seres vivos, perceber que eles vivem em determinados ambientes e se relacionam entre si. Acrescente ao material necessário livros ilustrados sobre seres vivos e ambientes naturais. Na 1ª etapa, durante a discussão proposta, deixe que o aluno folheie um livro ilustrado sobre o fundo do mar e peça que nomeie alguns animais. Oriente-o a fazer uma lista dos seres que aparecem na animação, destacando os principais, e registrar suas características. Se a criança ainda não estiver alfabetizada, solicite o registro por meio de desenho.

Na quarta etapa, como atividade complementar, peça que o aluno traga de casa uma lista de desenhos animados cujos personagens são animais e utilize-os como ponto de partida para a atividade.

Na avaliação, peça que o aluno com deficiência escreva uma lista de animais conforme o

5 - Avaliação:

Para avaliar o conteúdo aprendido pelos alunos, solicite que cada um elabore um pequeno texto de no máximo 30 linhas. Nesse texto, o aluno deve selecionar um animal terrestre, o ambiente em que vive, do que se alimenta, que adaptações no corpo esse animal tem que o ajudam a se locomover, se defender, se alimentar e a sobreviver, além da sua importância para o meio em que vive e para o homem. Como sugestão, você pode selecionar alguns textos (os mais abrangentes) e pedir aos seus autores para apresentarem para toda a classe, proporcionando, assim, uma socialização dos conhecimentos discutidos.

6 - Referencias:

Consultoria: Thiago Tassinari Lopes

Professor de Ciências pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

Alline Soler

Professora de Biologia e Ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com