TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agglutininas

Resenha: Agglutininas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho ao organismo.Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.

• Indivíduos da tipagem sanguínea AB não possuem aglutininas. Indivíduos da tipagem sanguínea A possuem aglutinina Anti-B. Indivíduos da tipagem sanguínea B possuem aglutinina Anti-A. Indivíduos da tipagem sanguínea O possuem aglutinina Anti-A e Anti-B.

• Sendo assim, indivíduos AB são considerados receptores universais, enquanto indivíduos do grupo O são considerados doadores universais.

Há casos em que se realiza a chamada transfusão, ou seja, injeta-se sangue de um indivíduo em outro.Uma transfusão errada pode causar acidentes graves e até a morte, pois a incompatibilidade entre as hemácias de certos indivíduos e o plasma de outros provoca um fenômeno chamado aglutinação.Neste processo , ocorre uma reunião de hemácias em grupos mais ou menos compactos , que podem entupir capilares sanguíneos , provocando as chamadas embolias ,que levam à morte.Foi o Austríaco Landsteiner que, em 1900, descobriu que a aglutinação era uma reação provocada pelo encontro de duas proteínas:'Aglutinogênios ,existente nas hemácias , e Aglutinina contidas no Plasma,parte líquida do sangue.

Esta cartilha tem como objetivo sensibilizar os médicos e demais funcionários do H.F.S.E. quanto ao uso racional do sangue. Como todos sabemos não há substituto para o sangue humano, pois somente o sangue de um doador substitui o sangue que utn paciente necessita. A doação de sangue deveria ser voluntária e de repetição. Ou seja doar independente do pedido de alguém, e que o doador o faça regularmente. Em países desenvolvido:; 7 a 8 % da população tem o hábito de doar sangue. No Brasil este número é bem menor (menos de 2%). Para o doador é um ato de solidariedade, mas para o paciente representa salvar a sua vida. Lembramos que toda transfusão de sangue traz em si um risco, seja imediato ou tardio, e por isto deve ser criteriosamente indicada.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »