TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ancilostomiase

Tese: Ancilostomiase. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

ÍNDICE

ANCILOSTOMÍASE

1. O QUE É

2. TRANSMISSÃO

3. SINTOMAS

4. DIAGNÓSTICO

5. PREVENÇÃO

6. TRATAMENTO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. O que é

A Ancilostomíase, Ancilostomose ou Necatoríase são nomes de doenças causadas pelos Ancilostomídeos das espécies Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. Estas verminoses, também conhecidas como “amarelão” têm grande prevalência em regiões quentes e úmidas, de solo arenoso. Os vermes causadores destas helmintose têm o peridomicilio como o principal foco de contaminação da população. Isto se deve, pelo seguinte fato de que o único hospedeiro para esses parasitas é a espécie humana.

Os ovos dos helmintos causadores da ancilostomíase possuem forma ovalada, casca fina e transparente e um espaço largo e claro entre a casca e o conteúdo dos ovos. As larvas rabditóide apresentam bulbo esofagiano (esôfago do tipo rabditóide) e vestíbulo bucal longo. Já as larvas filarióide apresentam esôfago cilíndrico (do tipo filarióide) e cauda pontiaguda.

Ovos de ancilóstomos (foto: Martha Brandão)

Os vermes adultos alcançam aproximadamente um centímetro de comprimento sendo que as fêmeas são um pouco maiores que os machos. Possuem o corpo cilíndrico, rígido, somente afilado nas extremidades. Os machos apresentam na extremidade posterior uma expansão chamada de bolsa copuladora. Na porção anterior encontramos a cápsula bucal, que permite a distinção entre os dois parasitas.

2. Transmissão

A transmissão é feita através da penetração do parasita através da pele, principalmente pelos pés, mãos, pernas, nádegas, ou então pela ingestão dos vermes em alimentos contaminados mal cozidos ou lavados. Indivíduos que moram em zonas rurais têm maior probabilidade de serem infectados, devido ao constante contato com o solo ao andar descalço.

3. Sintomas

No local da penetração das larvas filarióides, ocorre uma reação inflamatória (pruriginosa). No decurso, pode ser observada tosse ou até pneumonia (passagem das larvas pelos pulmões). Em seguida, surgem perturbações intestinais que se manifestam por cólicas, náuseas e hemorragias decorrentes da ação espoliadora dos dentes ou placas cortantes existentes na boca destes vermes. Estas hemorragias podem durar muito tempo, levando o indivíduo a uma anemia intensa, o que agrava mais o quadro.

Poderão ocorrer algumas complicações, tais como: caquexia (desnutrição profunda), amenorréia (ausência de menstruação), partos com feto morto e, em crianças, transtornos no crescimento.

4. Diagnóstico

O diagnóstico laboratorial da ancilostomíase baseia-se no exame parasitológico de fezes com pesquisa de ovos do parasito. Os ovos de A. duodenales e de N. americanus morfologicamente são muito semelhantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com