TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anelidios

Dissertações: Anelidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇAÕ AMBIENTAL EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMATICAS

E um processo de desenvolvimento da capacidade ,nasce com objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano , o conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido á proteção da natureza, uma capacidade física e intelectual e moral da criança e do ser humano em geral e a sua melhor integração individual e social. A criança desde cedo, deve aprender cuidar da natureza no seio familiar na escola com meio ambiente natural, é fundamental essa educação ambiental pois responsabilizará o educando para o resto de sua vida. A educação ambiental surge como uma nova forma de encarar o papel do ser humano no planeta, propor novos modelos de relacionamento mais harmônico com a natureza novos paradigmas e novos valores éticos, adotando posturas de integração e participação.

Fábio Deboni educador ambiental, políticos e mercadológicos para chegar às ruas e solicitar toda a participação da sociedade. Um dos tons desenvolvidos durante o workshop a presença de grandes nomes da educação Ambiental brasileira, tais como: Irineu Tamaio, Miriam Duailibi, Marcos Sorrentino, Moema Viezzer, Heitor Medeiros.A Educação Ambiental pode abordar a

temática das das Mu danças Climáticas. Inspirado nos seus mais educação Ambiental.

EDUCAÇAO AMBIENTAL COMO POLITICA PUBLICA

historicamente construído, dos desafios desta como processo dialético de transformação social e cultural. rasmci considera a sociedade civil como sede da superestrutura (Bobbio, 1999), A abordagem do Programa Nacional de Educação Ambiental reitera um entendimento, ou seja, é em seu âmbito que nasce a idéia de uma nova ordem e de novos valores que implicam estrutura,um novo estado.

Santos(1999) fala dessa perspectiva de ação do Estado como se ele próprio compusesse um “novíssimo movimento social”. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política. As revoluções paradigmáticas, sejam científicas, sejam políticas, são episódios de desenvolvimento não cumulativo nos quais um paradigma antigo é substituído por um novo incompatível com o anterior. educação ambiental, em específico, ao educador para a cidadania, pode construir a possi lidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que é responsável pelo mundo que habita. podemos resgatar o pensamento de Edgar Morin, que vislumbra para o terceiro milênio a esperança da criação da cidadania terrestre.

Para enfrentarmos as causas mais profundas da erosão da diversidade precisamos conhecer a nós mesmos e nossos processos civilizatórios no sentido empregado por Boaventura de Souza Santos, quando nos convida à realização de uma arqueologia virtual do presente.

A educação ambiental, o papel

do Estado e as políticas

públicas

Para se entender educação ambiental como política pública, é interessante iniciar com os significados dessas palavras, contextualizá-lo na história do ambientalismo, inserindo-o nas agendas dos governos, assim como seus desdo- bramentos nas áreas da educação formal e não formal. A educação ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre beneficios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.

Considerando a ética da sustentabilidade e os pressupostos da cidadania, a política pública pode ser entendida como um conjunto de procedimentos formais e informais que expressam a relação de poder e se destina à resolução pacífica de conflitos, assim como à construção e ao aprimoramento do bem comum. Sua origem está nas demandas provenientes de batidas em fóruns específicos. diversos sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com