TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apendice

Tese: Apendice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

O que é apêndice ?

O apêndice é um tubo estreito que se conecta ao ceco ( primara parte do intestino grosso ) e termina em fundo cego. Possui entre 5 e 10 cm de comprimento e no seu interior existe tecido linfático responsável pela produção de anticorpos. É importante ressaltar que o apêndice não é indispensável para o bom funcionamento do intestino.

O que apendicite ?

Apendicite é uma inflamação do apêndice. Modernamente acredita-se que a apendicite seja causada pelo bloqueio da luz do apêndice próxima ao ceco. O bloqueio pode se divido a um muco espesso produzido pelo apêndice ou por pequenos fragmentos de fezes alojados na entrada do apêndice. Uma vez que existe o bloqueio, as bactérias presente no interior do apêndice começam a proliferar e causam a inflamação, infecção e posteriormente perfuração do apêndice com contaminação de toda a cavidade abdominal.

Quais são as complicações ?

A complicação mais comum do apendicite é a perfuração, que pode levar a um abscesso local (pus) ou peritonite difusa (infecção de todo abdome). A causa mais frequente de perfuração são o diagnostico e tratamento tardios. Outra complicação temida é a sepse ( infecção generalizada) determinando quadro que necessitam de tratamento prolongado e, muitas vezes, de internação na UTI ( Unidade de Terapia Intensiva).

Quais os sintomas ?

O principal sintoma da apendicite é a dor abdominal. A dor no inicio é difusa, ou seja, por todo abdome e posteriormente tende a se localizar na sua porção inferior direita. Náuseas e vômitos, febre, inapetência e fadiga estão presentes com frequência.

É importante ressaltar que a apendicite ocorre mais frequente dos 10 a 20 anos, mas a doença pode se manifestar em todas as idades. Qualquer do abdominal pode ser causada por apendicite.

Como é diagnosticada ?

O diagnostico da apendicite é feito por meio da historia e do exame físico realizados pelo medico. Em casos de duvida diagnostica, exames de sangue, de urina, e de imagem podem ser realizados, a fim de confirmar o diagnostico.

Os principais exames de imagem para diagnostico de apendicite são ultra-som e a tomografia computadorizada, Os exames são indolores e de fácil realização e, no casos em que o diagnostico de apendicite é incerto, podem auxiliar ao médio na confirmação.

Por que, as vezes, é difícil diagnosticar a apendicite ?

O diagnostico de apendicite, as vezes é difícil, pois a localização o apêndice é muito variável, gerando quadros variado também; além disso, outras doenças que causam inflamação podem simular apendicite.

Quais são as outras condições que podem simular a apendicite?

As principais doenças que podem simular a apendicite são: diverticulite de Meckel, doença inflamatória pélvica ( cisto de ovário, e inflamação da tua ovariana), ulcera duodenal, doenças da vesícular, abcesso no fígado, doenças renais ( pedra nos rins ), enterocolites ( infecção no intestino e outros.

Como é tratada ?

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com