TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artropodos

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.118 Palavras (21 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 21

FILO ARTRHOPODA Arthos= articulação podos= pés (Maior grupo animal (3/4 de todas as espécies conhecidas).

#Constituem um dos 3 grupos recentes de animais com capacidade de voô:

aves, morcegos e insetos; São um dos únicos 2 táxons com adaptações necessárias para a vida em

ambientes secos: artrópodos e vertebrados amnióticos.

*Devido ao seu tamanho e a presença do exoesqueleto de quitina, os artrópodes tem a capacidade de viver em vários tipos de habitats: mares, manguezais, rios, lagos, ambiente terrestre úmido ou seco, desertos e regiões glaciais.

*Apresentam grande população e capacidade de se multiplicar rapidamente e com resistência genética aos pesticidas.

*Diapausa obrigatória ou facultativa: mais conhecida em insetos que pode ocorrer

no estágio de ovo, larva, pupa ou adulto.

#superfilo panarthropoda: filo onychophora; filo tardigrada; filo arthropoda. ¨*Similaridade na anatomia, desenvolvimento e sequências de nucleotídeos.Corpo segmentado; Apêndices segmentares pareados; Exoesqueto que deve sofrer mudas para permitir o crescimento.

#Diversidade de Artrópodes

Chelicerata: Uniformidade na estrutura básica, nos hábitos, na dieta→Grande sucesso na ocupação do ambiente terrestre.

Crustacea: extremidades pares; diversam modificados→Diversidade de hábitos de vida e dietas.

*Tracheata (=Unirramia) -Maioria terrestre→ Respiração por Traquéias→ Excreção por Túbulos de Malpighi

→1 par de antenas, Mandíbulas + maxilas

8.Sistema respiratório: brânquias, traquéias ou pulmões foliáceos. 9.Sistema digestivo: canal alimentar tubular com boca e ânus. 10.Sistema circulatório aberto e com vaso sanguíneo tubular dorsal. 11.Sistema nervoso: 1 cérebro anterior dorsal, 2 cordões nervosos ventrais que contém formações ganglionares em cada segmento. 12. Mudas ou ecdises.13. Durante a evolução, os artrópodos tiveram uma diminuição no metamerismo, sendo que alguns segmentos foram perdidos, outros foram fundidos. A fusão de grupos de segmentos é denominada de TAGMATIZAÇÃO.

5.Corpo vermiforme . Copépodos parasitas. 6.Corpo saculiforme . Cirripédios parasitas. 7.cabeça, tórax e abdome indistintos e carapaça bivalve . ostrácodos, conchostrácos, cladóceros, larvas cípris de cirripédios. 8.cabeça,tórax e abdome indistintos e concha calcária .

cabeça: Desenvolvimento de um tagma anterior responsável pela recepção sensorial, alimentação e integração neural, que são fortes tendências evolutivas de Artrópodes; fusão de 5 a 6 segmentos; boca ventral, lateral ou dorsal; Há 1 par de olhos compostos laterais (sésseis ou pedunculados) e 1 a vários ocelos medianos simples; Os apêndices da cabeça variam de acordo com os grupos de artrópodos:

●Mandibulados: Insetos, crustáceos e miriápodos→-antenas -mandíbulas -maxilas -maxílulas -labro -antênulas – somente em Crustáceos.

Quelicerados: Aracnídeos→ -quelíceras –pedipalpos.

tórax: Número variável de segmentos e apêndices: 3 pares nos insetos, 4 pares nos aracnídeos, 5 pares nos crustáceos. *Apêndices torácicos: -asas: 1 ou 2 pares nos insetos -patas: cuja forma modifica-se com a função -maxilípodos: voltado para a boca, auxilia a captura e manuseio do alimento em alguns crustáceos. -quelípodos: patas com “pinça” para agarrar as presas (caranguejos, camarões) -cirros: apêndices dos cirripédios (cracas) adaptados à filtração.

abdome: Número variável de segmentos nos diferentes grupos de artrópodos. Contém geralmente as aberturas respiratórias e, no último segmento, o ânus. *Apêndices abdominais: -patas ambulatoriais. -patas natatórias, que também servem à guarda de ovos nas fêmeas. -gonopódios: patas auxiliares à transferência de espermatozóides (crustáceos) -urópodos: patas que ladeiam o ânus e geralmente formam um leque caudal (crustáceos decápodos - camarões e lagostas). -fiandeiras: com extremidade crivada de poros - saída do fio de seda (aranhas). -pentes: sensitivo e quimiorreceptor (escorpiões). -ovipositor: fusão de apêndices abdominais terminais que ladeiam o gonóporo. -furca: apêndices terminais do abdome, geralmente táteis.

apêndices: Apêndices articulados permitem que os artrópodes se movam rapidamente. Os músculos são integrados aos movimentos dos artrópodes e sua inserção se dá no exoesqueleto que funciona como um sistema de alavanca. *Apêndices: o n, forma e localização variam muito entre as classes e ordens. -Apêndices segmentares pares e articulados é uma autapomorfia de Arthropoda -um apêndice é formado por uma série linear de artículos. -Artículo: cilindro de exoesqueleto endurecido que se articula, por uma cutícula flexível, ao corpo ou a outro artículo e músculos flexores e extensores inserem-se em artículos.

diversidade de formas de artículos: uma das razões do sucesso dos artrópodes -apêndices unirremes: apresenta um único ramo -apêndices birremes: apresenta dois ramos -protopodito (proximal): coxopodito (coxa) basipodito (base) -exopodito (lateral) -endopodito (mediano)

*Os artículos dos apêndices podem ser perdidos ou divididos em duas ou mais unidades. Ex. apêndice anteniforme, tarso

parede do corpo dos artrópodes:

1.é formada por cutícula ou exoesqueleto, epiderme e membrana basal. 2.os metâmeros são revestidos por um exoesqueleto. 3.cada metâmero pode ter um par de apêndices articulados. 4.exoesqueleto: constituído por um polissacarídeo nitrogenado denominado quitina. 5.em alguns artrópodes há uma camada de cera na superfície que atua como repelente hídrico. crustáceos: deposição de sais de cálcio (calcificação). 6.o exoesqueleto é secretado pela epiderme, podendo ser fino e flexível, mas geralmente é espesso e rígido. depois de enrijecer o exoesqueleto não estica. 7.como o esqueleto impede o crescimento do artrópode, para crescerem sofrem perda desse esqueleto de tempos em tempos: ecdise ou muda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (268.8 Kb)   docx (590.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com