TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As questões do Enade

Seminário: As questões do Enade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 4

As questões do Enade

Aqui vão as questões que mencionei no texto anterior.

As quatro primeiras (n.º 3, 5, 8 e 9) estão na prova de conhecimentos gerais e foram aplicadas a todos os inscritos no Enade 2009.

A questão 19, que fala do presidente Lula, fez parte do exame para as carreiras de comunicação social (cinema, editoração, jornalismo, publicidade, radialismo e relações públicas). O enunciado cometeu um erro ao grafar o nome de Lula - Luis - com "s" e nao com "z".

A questão 9, discursiva, também erra ao afirmar que determinado curso teria IGC. Como a própria questão explica no início, o índice é conferido às instituições de ensino e não aos cursos.

Aí vão elas:

Questão 3:

O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha: Saco é um Saco. Pra cidade, pro planeta, pro futuro, pra você.

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam

III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade

IV. houve redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão corretas somentas as afirmativas

A) I e II

B) I e III

C) II e III

D) II e IV

E) III e IV (*)

Questão 05:

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

Entre as iniciativas e suas consequências, é incorreto afirmar que

A) a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.

B) a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental. (*)

C) a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequencias ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.

D) a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.

E) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.

Questão 8:

Leia os gráficos e relacione às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações não contribui para formação de uma sociedade leitora?

A) desaceleração da distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com