TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa 1.1

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Avaliativa 1.1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

IMC

- Introdução

O índice de massa corporal (IMC) e a medida de circunferência da cintura (CC) tem sido amplamente utilizados na avaliação do excesso de peso e da obesidade abdominal.

É importante ressaltar que as categorias de IMC de adultos não são diferentes segundo o sexo, alem de abranger uma ampla faixa etária. Um fator que limita a aplicação do IMC é que ele não é capaz de fornecer informações relacionadas com a composição corporal.

Apesar de o IMC não fornecer informações relacionadas com a quantidade e distribuição da gordura corporal, muitos estudos demonstram a sua importância na avaliação do risco de mortalidade. Em adultos, observa-se que valores extremos de IMC aumentam o risco de mortalidade, resultando em uma curva em forma de “U”

Considerando a importância do diagnóstico correto do estado nutricional para o direcionamento adequado das condutas adotadas individualmente e na população, este estudo teve como objetivo verificar a eficiência do IMC em identificar indivíduos com excesso de gordura corporal e obesidade abdominal, bem como identificar a influência da idade sobre o estado nutricional de homens adultos.

- MÉTODOS

Trata-se de um estudo epidemiológico, analítico, de caráter transversal. A amostra foi obtida por livre demanda e constituída de 98 homens selecionados segundo os critérios e de exclusão.

- RESULTADOS

A amostra do estudo constituiu-se de 98 homens adultos, predominantemente jovens: 50% dos indivíduos apresentaram idade entre 20 e 29 anos. Com relação ao estudo nutricional, verificou-se que 36,7%apresentavam sobrepeso e 18,4% obesidade abdominal.

Observou-se que o IMC apresentou alta sensibilidade para diagnosticar indivíduos com circunferência da cintura, relação cintura, relação cintura-quadril e percentual de gordura corporal elevados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com