TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Sobre A Importância Da água

Monografias: Aula Sobre A Importância Da água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo da aula

Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.

1 Vamos iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".

2 Em seguida o Professor vai anotando quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema proposto.

3 Solicitar à turma que observe e anote (como um relatório) na semana a seguir o tempo, verificando se houve chuvas, secas, etc. Se houver um riacho, rio, lagoa, próximos da escola, incentive-os a observarem o nível da água, sua coloração, estado de conservação das matas ciliares. E também como as pessoas ao seu redor, tratam da água.

Matéria

Com base na curiosidade das crianças, iremos conhecer primeiramente de onde vem a água, para onde vai, o ciclo que ela faz.

CICLO DA ÁGUA

- A água dos lagos, rios e mares está no estado líqüido.

- O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.

- Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

3 Para conhecer melhor vamos fazer uma atividade prática, para compreender melhor:

Com materiais simples, como uma bacia de plástico, bandeja de alumínio, pedrinhas de gelo e água quente, eles verão a transformação da água em seus diferentes estados físicos.

4 Assistir ao vídeo http://youtu.be/g26Wk4gpkws -CICLO DA AGUA.

5 Visitar uma estação de tratamento de água, ou uma usina hidrelétrica.

6 Ao final vem a conscientização junto com a turma, organizar um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Por exemplo: Podemos evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Vamos preservar as matas, florestas e vegetação natural de nossa região, áreas verdes de nossa casa, nossa rua, pois estas mantêm o equilíbrio ecológico e a temperatura ideal para nosso planeta.

Exemplos:

A água é essencial para a vida no planeta, por isso vale seguir estas 10 dicas para evitar desperdícios e poupar este elemento tão valioso!

1 - Tome banhos rápidos... e aproveite para fazer xixi no chuveiro também!

2 - Beba água para se hidratar. Mas coloque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com