TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 06: Biofísica Dos Fluidos‏

Casos: Aula-tema 06: Biofísica Dos Fluidos‏. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.274 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos definir pressão como sendo um conjunto de ___________ sobre qualquer superfície em contato com este ___________, por unidade de área, em virtude do ___________ entre suas ___________.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. forças diversas; meio; choque; partículas.

b. forças diversas; meio; contato; moléculas constituintes.

c. forças perpendiculares; fluido; choque; moléculas constituintes. Correto

d. forças moleculares; meio; choque; partículas.

e. nenhuma das anteriores.

Resposta correta: forças perpendiculares; fluido; choque; moléculas constituintes.

Comentário sobre a resposta correta: Podemos definir pressão como sendo um conjunto de forças perpendiculares sobre qualquer superfície em contato com este fluido, por unidade de área, em virtude do choque entre suas moléculas constituintes. Pelo Princípio de Pascal, a pressão que esse fluido exerce se distribui igualmente em todos os pontos desta superfície.

Question2

A respeito de pressão arterial, é correto afirmar que:

I) É a pressão que o sangue exerce na parede das artérias. Assim, um fluido sempre exerce pressão na parede de uma superfície por unidade de área, então falamos da pressão 12 por 8 ou 120 por 80 mmHg.

II) Quando o coração não está se contraindo, a pressão do sistema é de 80 mmHg (pressão diastólica); quando o coração se contrai e lança mais sangue no sistema, a pressão sobe para 120 mmHg (pressão sistólica).

III) Quando ocorre a formação de placas de gorduras que impedem a circulação normal do sangue, essa pressão do sangue diminui, pela dificuldade que encontra no caminho de fazer o sangue fluir, circular pelas artérias.

De acordo com os textos acima, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. apenas a afirmativa I está correta.

b. as afirmativas I e II estão corretas.

c. as afirmativas I, II e III estão corretas.

d. apenas a afirmativa III está correta.

e. todas as afirmativas estão incorretas.

Comentário sobre a resposta incorreta: Tente novamente, você não acertou! Releia o capítulo 04 do livro-textoBiofísica Essencial.

Question3

Já quando falamos de pressão nos pulmões e seu papel na respiração, falamos de ventilação pulmonar, que é o processo físico de entrada e saída de ar nos pulmões. Assim, quando o ar atmosférico entra nos alvéolos pulmonares, após ocorrer a ventilação pulmonar, o oxigênio contido no ar alveolar se difunde para os capilares pulmonares, vai para o coração e é bombeado para os tecidos, a fim de suprir suas necessidades metabólicas.

Olhando para as figuras abaixo, relate o nome das cavidades e membranas que aparecem na ilustração da pressão pulmonar e sua função na respiração.

FONTE: MOURÂO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia Essencial. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 147.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Escolher uma resposta.

a. Nenhuma das demais alternativas está correta.

b. A = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). B = atmosfera. C = músculo diafragma. D = alvéolos pulmonares.

c. A = músculo diafragma. B = alvéolos pulmonares. C = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). D = atmosfera.

d. A = atmosfera. B = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). C = alvéolos pulmonares. D = músculo diafragma. Correto

e. A = alvéolos pulmonares. B = músculo diafragma. C = atmosfera. D = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura).

Resposta correta: A = atmosfera. B = cavidade pleural (delimitada pela membrana chamada pleura). C = alvéolos pulmonares. D = músculo diafragma.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »