TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoclavação

Tese: Autoclavação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Tese  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A utilização de calor em ambiente úmido é um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos.

A morte das células microbianas por ação do calor úmido resulta da desnaturação das proteínas e da desestabilização da membrana citoplasmática. Ocorre quando as células são sujeitas a temperaturas superiores à temperatura máxima de crescimento dos microrganismos em causa.

A esterilização por calor úmido é efetuada em autoclave (figura 1), que consiste numa câmara com vapor de água saturado à pressão de 1 atm acima da pressão atmosférica, a que corresponde, em locais ao nível do mar, uma temperatura de ebulição da água de 121ºC. No laboratório de Microbiologia, é usual sujeitar o material a esterilizar a 121ºC ( 1 atm; pressão relativa) durante 15 minutos, de modo a assegurar a morte de todas as formas de vida microbianas, incluindo a dos endósporos bacterianos, mais resistentes ao calor que as células vegetativas. Contudo, o tempo necessário para se esterilizar convenientemente os materiais, a esta temperatura, depende da natureza do material a esterilizar e/ou do seu volume.

O calor úmido sob pressão é utilizado na esterilização de meios de cultura que não contenham componentes termolábeis e na esterilização de material de plástico e de vidro a utilizar nos trabalhos experimentais de Microbiologia.

É também usado na descontaminação de roupas e instrumentos médicos e cirúrgicos, assim como de diversos materiais, reutilizáveis ou descartáveis, contaminados com culturas de células viáveis, antes de serem lavados ou colocados no lixo.

Objetivos

Aprender a utilização do autoclave para a esterilização de organismos microbiológicos e materiais de uso microbiológico.

Materiais

• Placas Petri

• Autoclave

• Embalagem de autoclave

• Fita de autoclave

Procedimento

Embalou-se as placas de Petri (já utilizadas em experimentos anteriores) numa embalagem para autoclave e lacrou-se com a fita de autoclave. Introduziu essa embalagem no autoclave semi aquecido e fechou sua tampa. Com sua potencia no nível alto aguardou-se atingir 120⁰C e 1 atm, mudou sua potencia para o médio a fim de estabilizar essa temperatura e pressão, aguardou-se por 30 minutos, desligou-se o autoclave ,esperou abaixar a pressão e retirou os materiais autoclavados.

Resultados e discussões

Ao retirar a embalagem após a autoclavação observamos que todas as bactérias foram mortas devido o aquecimento a úmido e pressão, obtivemos êxito na pratica e com as bactérias esterilizadas pode ocorrer o descarte pelas empresas especializada.

Conclusão

Percebemos a grande importância da utilização do autoclave como prevenção de riscos à saúde e riscos de erros de análise,isto é, numa análise microbiológica devemos esterilizar todas as vidrarias e recipientes de uso continuo antes e depois de sua utilização, para que não haja contaminação.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com