TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Hídrico Dos Vegetais

Artigo: Balanço Hídrico Dos Vegetais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Artigo  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

A água é essencial para os vegetais, pois faz o transporte de nutrientes, contribui para a divisão celular, fotossíntese, transporte de excreções, controle de temperatura superficial etc. No processo de controle hídrico, ou seja, o controle da água que sai das plantas á dois meios: A Gutação, no qual a perda de água ocorre em forma líquida; e a transpiração que é a perda de água em forma de vapor.

O controle de perdas de água por evaporação é fundamental para a sobrevivência da planta, elas estão expostas as variações do ambiente atmosférico. A água é um elemento nas plantas essencial para a divisão celular.

A água na vida das plantas espécies: Mesófitas crescem em solos bem drenados ex. Oliveira. . Hidrófitas plantas que tem grande facilidade de se adaptar onde possui bastante agua ex. Alface-d'água. Higrófitas plantas terrestres de ambientes úmidos ex. espécies da floresta amazônica. Xerófitas Ocorrem preferencialmente nos desertos, nas campinas seca e nos lugares rochosos, onde a água é geralmente escassa. Solo opera como um reservatório de água, fornecendo agua às plantas na medida de suas necessidades recarga natural e recarga artificial.

Normalmente, devido ao pequeno tamanho de partículas do solo e a presença de pequenos vasos capilares e poros, a fase de água não é totalmente independente da parte sólida do solo. A disponibilidade de água para plantas é governada por inclinações do vaso capilar e forças gravitacionais. Os nutrientes dissolvidos em água dependem da variação da concentração e dos potenciais elétricos. A presença de água em espaços maiores no solo é relativamente disponível às plantas e facilmente escoa. A água contida em poros menores ou entre as partículas de areia é retida mais fortemente. O solo é constituído de poros de dimensões variáveis, mas diminutas, que lhe conferem propriedades capilares, parcialmente responsáveis pela retenção de água.

Solos arenosos–espaços entre as partículas, a água tem de a drenar e permanecer entre as superfícies das partículas ou nos interstício entre essas partículas.

Solos argilosos–os canais são pequenos o suficiente para que a água não drene livremente

Sempre que no sistema houver diferença de potencial total de agua no solo pode haver movimento de agua no solo, potencial gravitacional, pressão, matricial, osmótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com