TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogênese e Abiogênese

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Biogênese X Abiogênese

O ser humano sempre buscou uma explicação para suas dúvidas em relação à origem da vida, pois no passado o questionamento sobre esse assunto intrigava muito as pessoas, por exemplo, como explicar como o seria a formação de um ser humano? Como explicar o crescimento de uma árvore? Como aconteceria o aparecimento de vermes no intestino? Seria o fato de eu comer açúcar que estimularia esse aparecimento? Coisas que para a nossa sociedade moderna é fácil a explicação. Porém com essa busca dos antepassados, surgiram várias teorias tentando explicar esse surgimento. Cada pensador estava expondo seu ponto de vista, aquilo que para ele seria a resposta de tal questão (a origem da vida). Tiveram muitas hipóteses. A Biologia atual trabalha com a seguinte tese “Todo ser vivo provém de outro ser vivo pré-existente”... Porém até os cientistas chegarem a essa idéia atual e mais aceita, um longo caminho foi percorrido. Muitas investigações, experiências foram feitas até ficar provado que só a vida gera a vida. Então iniciaremos o estudo das principais teorias sobre a origem da vida.

3

Capítulo I

Abiogênese (ou Geração Espontânea) A teoria da Abiogênese ou geração espontânea baseava-se na idéia de que os seres vivos poderiam surgir de uma “matéria bruta”, sem vida. Os defensores dessa hipótese diziam que haveria um “princípio ativo” ou uma “força vital” presentes em algumas matérias brutas, e esse “princípio” ou “força” seria capaz de transformar uma matéria bruta (sem vida) em uma matéria viva. Aristóteles era um grande defensor dessa teoria. O princípio ativo estaria presente em determinadas coisas, por exemplo, se tivesse presente em alimentos consumidos pelo homem, isso explicaria o surgimento de vermes no homem ( a explicação seria que o AÇUCAR ingerido seria o princípio ativo capaz de gerar os vermes no homem). Estaria presente também nos restos de lixo e por isso apareceriam às larvas de insetos no lixo (Na época que essa hipótese era aceita, não se sabia que esses pequenos animais que eram vistos no lixo na verdade eram larvas de moscas).

Biogênese Insatisfeitos com a teoria da abiogênese, cientistas realizaram experiências que foram passo a passo, minando a teoria da abiogênese. Veremos os principais cientistas e o que eles fizeram para provar que a vida não era gerada espontaneamente. Francesco Redi (16261697) Cientista italiano elaborou uma experiência a fim de derrubar a teoria da abiogênese. Esses foram os passos da sua experiência: • Colocou pedaços de carne em vários frascos; • Alguns frascos foram deixados abertos e outros fechados. Depois de vários dias, Redi observou que a carne que estava nos frascos apodreceu, e isso atraiu as moscas, que entravam e saíam continuamente nos frascos abertos, pois nos frascos fechados a mosca não tinha acesso.

Curiosidades A crença que a vida poderia surgir através da matéria bruta era tão grande que, muitos defensores da abiogênese apresentavam experimentos para conseguir a geração expontânea de alguns seres vivos. O médico belga Von Helmut (1577-1644) tinha uma receita para a obtenção de ratos: “ Enche se de trigo e fermento um vaso, que é fechado com uma camisa suja, de preferência de mulher. Um fermento vindo da camisa, transformado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com