TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioluminescencia

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 4

BIOLUMINESCENCIA

É a produção e emissão de luz por um organismo vivo, como bactérias, fungos, insetos, mas principalmente por seres aquáticos (algas, molusco, etc).  É uma forma de luminescência ou de emissão de luz fia na qual a luz emitida por esses seres pertence ao espectro azul ou verde que são facilmente transmitidas pela água do mar.

Ocorre por reações químicas nas quais a energia das ligações é convertida em luz visível que gera menos de 20% de radiação térmica. As enzimas responsáveis são a luciferina e a luciferase que ao entrar em contato com o oxigênio produzem moléculas eletronicamente excitadas e que geram luz. O ATP também é requerido, pois irá armazenar e transportar a energia dos organismos vivos. Em resumo a luciferina produz a luz luciferina e a luciferase acelera a reação.

Alguns dinoflagelados podem apresentar uma luminescência mais brilhante após dias muito ensolarados, pois assemelham a lusciferina a clorofila.

Dentre as funções da bioluminescência estão a camuflagem por contrailuminação, o mimetismo, defesa contra predadores, comunicação e iluminação.

BIOTECNOLOGIA

Biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. E existem várias áreas onde a bioluminescência pode ser aplicada.

  • Ao unir a enzima da luminescência a um anticorpo, a molécula produzida pelo sistema imunológico humano para autoproteção, pode diagnosticar uma doença. Isso permitiu aos médicos dispensar os marcadores radioativos que até então eram usados nesses testes.                                                                                                                                                                                                                                                    'Esse mercado é agora avaliado em 20 bilhões de libras (R$ 65 bilhões). Qualquer um que vá a um hospital e se submeta a um exame de sangue que meça proteínas virais, proteínas do câncer, hormônios, vitaminas, proteínas de bactérias, drogas, com certeza, estará usando essa técnica', afirmou Campbell à BBC.
  •  Uma companhia americana recorreu ao processo para produzir bebidas que brilham para venda em casas noturnas.
  • Outros pesquisadores chegaram até a modificar as plantas para que possam emitir luz. Assim, elas podem indicar quando precisam de água ou nutrientes, um sinal de doença ou uma infestação.
  • Outra ideia da equipe de cientistas responsável pela descoberta, essa bem mais ambiciosa, é substituir postes de luz por árvores luminosas - economizando energia elétrica.
  • Estudos também indicam que a bioluminescência pode ser utilizada para estudar as mudanças climáticas nos oceanos. Alguns animais obtêm compostos químicos responsáveis pela emissão de luz de outros organismos dos quais se alimentam. Assim, o estudo das interações entre as espécies pode ajudar os cientistas a dectar alterações nas faunas marinhas.

EXPERIENCIA

É a luminescência num sistema que absorve energia eletromagnética e a reemite sob a forma de energia luminosa, num intervalo de tempo muito curto, e com o comprimento de onda que lhe é característico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com