TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomoleculas

Monografias: Biomoleculas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Benec.

Professora: Amanda Thais Alves De Freitas.

1-Tema da aula; Biomoléculas inorgânicas.

2-Tempo necessário; 02h00min horas.

3-Etapa de Ensino;

A-(x) Segunda fase do Ensino Fundamental

B-( )Ensino Médio

4- (9° ano Fundamental)

5-Objetivos da aula:

Apresentar conceitos de bioquímica bem como importância do seu estudo.

Reconhecer as biomoléculas importantes para a organização e funcionamento celular.

Identificar as diferentes classes de biomoléculas com suas propriedades.

Compreender a importância das biomoléculas para a organização funcionamento do metabolismo celular.

5.1- Objetivos específicos:

Tentar passar cada vez mais conhecimento aos alunos, referente ao tema Biomoléculas.

Fazer com que o aluno interaja mais em sala de aula, despertar o interesse por coisas novas.

6- Conteúdos.

• Água e seu significado para a vida.

• Carboidratos.

• Lipídios.

7-Estratégias de ensino ou procedimentos didáticos

Na nossa aula começaremos assistindo um vídeo sobre carboidratos e Lipídios, do professor Paulo Jubilut, leremos alguns livros com esses conteúdos para termos maior entendimento do que são as biomoléculas, E veremos vídeos sobre o significado da água para a vida, depois faremos alguns experimentos no laboratório.

8- desenvolvimento;

Água e seu significado para a vida.

A água é considerada o “solvente universal”. Ela está presente em maior quantidade na maioria das células, sejam animais ou vegetais. Todas as reações químicas transportem de substancias e comunicações celulares ocorrem através da água. Podemos dizer que sem água não há vida, e os cientistas procuram água em outros planetas com o objetivo de procurar vida.

A água possui propriedades químicas que tornam extremamente importante para as células. A sua característica de formar cargas positivas e negativas torna a água um composto polar, e, por isso, um ótimo solvente. Muitas substâncias tem uma afinidade pela água, são também polares, chamadas de hidrofílicas (aquelas que gostam de água) e se dissolvem muito bem na água. Outras substâncias, que são apolares, não tem afinidade pela água, são chamadas hidrófobas (que não gostam de água) e não se dissolvem bem na água. Podem existir, também, substâncias nas quais as moléculas possuem uma parte polar e uma apolar, chamadas de anfipáticas. Estas são muito importantes na constituição das membranas celulares como veremos posteriormente.

Outra propriedade importante da água para a manutenção da vida é sua capacidade de formar pontes de hidrogênio, seja com outras moléculas de água, seja, com outros tipos de moléculas. Veremos que as pontes de hidrogênio estabilizam vários tipos de estruturas moleculares como, por exemplo, proteínas e ácidos nucleicos. Além das células, a água esta presente na maior parte da superfície da terra formando oceanos, rios, mares, geleiras e lagos, participando assim, da manutenção e do equilíbrio da vida no nosso planeta.

Carboidratos.

Os carboidratos ou sacarídeos (do grego sakcharon =açúcar) são componentes essenciais de todos os organismos vivos, e a classe mais abundante de moléculas biológicas. O nome carboidrato pode ser definido literalmente como “hidrato de carbono” e se origina da forma geral deste grupo de substâncias que é Cn (H2 O)n onde n será sempre ≥ 3.

Estas moléculas são muito importantes como fontes de energia para as células, participando diretamente do metabolismo. Além desta função os carboidratos desempenham papel no armazenamento de energia (amido e glicogênio), como constituinte estrutural de células animais (quitina) e vegetais (celulose), como constituinte importante de membranas celulares funcionando como moléculas de reconhecimento entre as células glicoproteina.

Os carboidratos podem ser divididos em três grupos principais: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

• Monossacarídeos- São açúcares mais simples que existem, formados por apenas uma molécula de carboidrato e podem ser representados pela forma Cn (H2 O)n onde n pode variar entre 3 e 7. Sua denominação dependerá de quantos átomos de carbono estiverem presentes na molécula.

Na natureza encontramos em maior abundância as hexoses como a glicose, a frutose e a galactose. Além destes monossacarídeos, são de extrema importância bioquímica as pentoses, ribose e desoxirribose, que formam os ácidos nucleicos.

• Oligossacarídeos- São açúcares formados pela ligação de duas moléculas de monossacarídeos. A ligação que une é a glicosídica e ocorre entre os grupos OH dos dois açúcares ligantes com a liberação de uma molécula de H2O. A fórmula geral para estas substancia é C12 H22 O11. Os dissacarídeos encontrados na natureza são a sacarose (açúcar da cana ou da beterraba), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar dos cereais).

• Polissacarídeos- São formados a partir de ligações glicosídicas entre muitas moléculas de monossacarídeos. São abundantes na natureza e suas principais funções são funcionar como reserva energética para células vegetais e animais (amido e glicogênio), e como componente estrutural em plantas e animais (celulose e quitina). A fórmula que representa este grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com