TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal

BIOSSEGURANÇA

Saúde, estética e imagem pessoal

[pic 3]

Gramado

2015

PALOMA LOPES COSTA

PALOMA LOPES COSTA

BIOSSEGURANÇA

Saúde, estética e imagem pessoal

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Estética e Imgem Pessoal  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Educação a Distância Prof. Poliana Milreu.

Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia Prof. Vânia Terra e Marcelo Doi.

Estética e Imagem Pessoal Prof. Luciane Barbosa.

Biossegurança em Centros de Estética Prof. Silvia Paulino Ribeiro Albanesi.

Ética, política e sociedade  Prof. José Adir Lins Machado e Juliana de Lima Arruda.

Seminário Temático Prof. Heloísa Licha.

.

Gramado

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 03

1 DESENVOLVIMENTO ................................................................................................ 04

                                                                                                                                    3

INTRODUÇÃO

                           “A comissão de Biossegurança da Fundação de Osxaldo Cruz (2003) traz um conceito amplo e completo para a biossegurança, considerando-a como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.”  .

                            Neste Caso, a biossegurança ajuda a reconhecer, avaliar, e controlar os riscos que este trabalhador sofre diariamente em sua conduta profissional. Eliminando ou reduzindo os agentes ou fatores de riscos no meio ambiente de trabalho. As atividades favorecem a transmissão de microorganismo e doenças contagiosas como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e ate mesmo HIV. Estas transmissões se dão pela falta de fiscalização frequente em centros de estética, pois com a criação das normas de biossegurança as quais são um conjunto de ações voltadas para a prevenção e proteção do profissional da estética.                              

                             O conhecimento em biossegurança proporciona a qualquer profissional organizar melhor sua rotina de trabalho, limpeza do ambiente, higiene pessoal, desinfecção e esterilização de materiais que entram em contato com os clientes, o uso correto de EPI’S – Equipamento de Proteção Individual, que são: avental, luvas, gorro, mascaras, óculos de proteção, e ainda os descartáveis usados nas clientes que evitam vários tipos de contaminação.

                            Contuto o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade do conhecimento e do uso correto das normas de biossegurança pos profissionais em centro estéticos.

                           

                           

 4

1 DESENVOLVIMENTO

  1. BIOSSEGURANÇA EM ESTÉTICA

                         A Biossegurança em estética consiste em ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Sabemos que quando se trata de relação de contato profissional- cliente os riscos de serem transmitidas doenças que vão desde um simples resfriado, até uma micose, hepatite e Aids existem. Na estética especificamente ela vem para auxiliar os profissionais de como utilizar de forma correta os equipamentos chamados EPI’S que são os equipamentos de proteção individual.

                          A importância da Biossegurança em centros de estética serve para dar bons resultados e a conscientização do profissional em praticar a técnica da biossegurança mas acima de qualquer coisa ter bom senso e responsabilidade com a vida. A apresentação do profissional também é muito importante, não somente para a questão visual, mas pela higiene, unhas cumpridas acompanham sujidades, cabelos soltos são fonte de transmissão, sapatos abertos não protegem o profissional e o uso do avental é justamente para que haja uma separação do ambiente externo para o do trabalho, preservando a integridade higiênica do contato profissional-cliente.

                        O significado etimilógico da palavra Biossegurança é vida e segurança. A Biossegurança em Estética consiste em ações voltadas a prevenção de doenças neste ambiente de trabalho. Na relação entre profissional e cliente existem riscos, pela proximidade e contato físico que muitas vezes são necessários para os tratamentos – como a limpeza de pele.

                         De acordo com a informações brasileiras da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Os profissionais que atuam na área de estética e beleza devem fazer uso de quipamentos de proteção individual durante procedimentos de: manicure, pedicure, podologia, depilação, limpeza de pele, corte de cabelo, retirada de barba, aplicação de produtos químicos pois ficam expostos a patógenos causadores de doenças, entre elas, hepatite B e C, herpes, gripe, tuberculose, micose, AIDS e também a produtos que exalam odores tóxicos e que podem causar doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com