TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bipedismo

Ensaio: Bipedismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Ensaio  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

DOCUMENTÁRIO: BBC ORIGINS OF US (Nossas Origens)

1. BONES (OSSOS)

Questões:

1) Qual é a hipótese apresentada no texto para o bipedismo?

O texto apresenta a hipótese do “amor materno” para o bipedismo. Há cerca de 40 a 50 milhões de anos atrás os primatas povoaram o mundo e viviam em florestas, mas uma forte mudança climática no centro-leste e sul da África obrigou a mudança de hábitos destes hominídeos. As árvores eram esparsas, as gramíneas dominantes e o clima era seco. Eles passaram então a ter que andar grandes distâncias para encontrar água e o grupo de árvores desejado. Além disso, os primatas estavam constantemente em perigo, pois dividiam espaço com animais predadores, portanto quando havia sinal de perigo e eles haviam de correr, as mães carregavam os filhotes nos braços. O fato de ter que caminhar com 3 membros dificultava a locomoção, pois haviam pedras e pequenos arbustos no caminho e atrapalhava assim a orientação do resto do grupo. O que obrigou a andar sobre dois pés, em posição ereta.

Mas se fosse assim, somente o sexo feminino seria ereto. A hipótese para os homens andarem como bípedes é a que eles seguravam pedras como “armas” para poder atacar nos inimigos num momento de perigo, e a posição ereta, permitia uma maior área de alcance.

2) Como as mudanças no habitat e a influência do clima afetaram o bipedismo?

Os grupos tiveram que passar a atravessar a Savana para encontrar árvores desejadas, fontes de água, pois a vegetação foi mudando para árvores mais isoladas e em formas de arbustos, e com a mudança de clima, dificultava a alimentação; As regiões centro-leste e sul foram se tornando áridas;

Os corpos dos animais bípedes foram mudando também com essa mudança,sendo moldados para achar alimento e também para se virar em épocas do clima seco.

3) Quais as diferenças entre os primatas bípedes e os arborícolas?

Os primatas bípedes são aqueles que vivem sobre duas patas para caminhar, já os arborícolas são aqueles que vivem nas árvores, suas patas são adaptadas para ficarem pulando de galho em galho.

4) Como ocorrem as mutações no processo de seleção natural de uma espécie e em sua evolução?

As mutações ocorrem de acordo com a necessidade de vida do animal. Conforme as mudanças de habitat, o animal é obrigado a se adaptar, ao clima e à vegetação. A mutação ocorre em sua evolução derivando de sua seleção natural, onde os animais mudam jeito de andar, o que comem formas físicas, e atitudes relacionadas à vivência na floresta.

5) Como o comportamento pode ter influenciado a evolução dos hominídeos em relação ao bipedismo?

Nos momentos de perigo, as mães tinham que correr com seus filhotes nos braços e segurar seus filhos maiores pela mão fugir dos inimigos, e os machos de segurar pedras para se defender, além de ter que se erguer para ter uma melhor visão da área. Tal comportamento com o passar do tempo obrigou que os primatas se adaptassem a melhor forma de sobrevivência na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com