TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blastomicose

Projeto de pesquisa: Blastomicose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA

NOME

BLASTOMICOSE

BIOLOGIA

PROFESSORA

221

CIDADE

2014

INTRODUÇÃO

A Blastomicose, conhecida também como Blastomicose sul-americana ou Doença de Gilchrist, é uma infecção pulmonar causada pelo fungo Blastomyces Dermatitidis, que se não for tratada pode conduzir a morte.

1. BLASTOMICOSE

A blastomicose (ou blastomicose norte-americana) é uma doença infecciosa pulmonar causada por um fungo que se alimenta de detritos orgânicos. A forma que infecta o homem replica-se assexuadamente por germinação. A doença predomina nas zonas rurais da América do Norte, especialmente nos estados banhados pelo rio Mississipi, nos Estados Unidos, e nas pradarias ocidentais do Canadá, afetando principalmente os agricultores que trabalham com a terra. Alguns casos têm sido registrados também na América Central e do Sul, África, Oriente Médio, Polônia e Índia. A doença também afeta cães e outros mamíferos, sendo mais comum nesses animais que em seres humanos.

1.2 SINTOMAS E DIAGNÓSTICOS

A blastomicose dos pulmões começa gradualmente com febre, calafrios e sudação profusa. Depois podem associar-se tosse, com ou sem expectoração, dor no peito e dificuldade em respirar. Apesar de, em regra, a infecção pulmonar piorar lentamente, por vezes melhora sem tratamento. A forma disseminada de blastomicose costuma afectar muitas áreas do corpo. É possível que apareça uma infecção cutânea sob a forma de pequenas protuberâncias (pápulas), que podem conter pus (papulopústulas). As pápulas e as papulopústulas duram pouco tempo e disseminam-se lentamente. Em seguida aparecem na pele placas salientes e verrugosas, rodeadas de minúsculos abcessos indolores (alguns têm o tamanho da cabeça de um alfinete). Os ossos podem apresentar tumefacções dolorosas. Os homens podem sofrer um edema doloroso do epidídimo (uma estrutura semelhante a um cordel agarrada aos testículos) ou então um profundo mal-estar devido a uma infecção da próstata (prostatite). O médico estabelece o diagnóstico, por vezes, examinando ao microscópio uma amostra de expectoração ou de tecido infectado, como a pele. Se se encontram fungos, pode cultivar-se a amostra e analisá-la para confirmar o diagnóstico.

1.3 TRTAMENTO

A blastomicose pode tratar-se com anfotericina B endovenosa ou itraconazol oral. Com este tratamento, o doente começa a sentir-se melhor ao cabo de uma semana e o fungo desaparece rapidamente. Sem tratamento, a infecção piora lentamente e conduz à morte.

CONCIDERAÇÕES FINAIS

O B. dermatitidis é um fungo dismórfico que cresce em tecidos de mamíferos na forma de uma célula em brotamento. Ele provoca a blastomicose, uma doença garnulomatosa crônica denominada blastomicose norte americana. Reconhecida somente nos Estados Unidos e Canadá no inicio, agora também na América Central e do Sul, África, Oriente Médio, Polônia e Índia.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »