TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brassinosteroides

Resenha: Brassinosteroides. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Os brassinosteróides (BR'S) são hormônios que têm distribuição ampla no reino vegetal, sendo encontrados em algas, gimnospermas e angiospermas. Eles podem ser localizados em várias regiões da planta como, por exemplo, nos botões florais, grãos de pólen, folhas, sementes, frutos, caules e gemas, porém não nas raízes.

Sua biossíntese se inicia a partir de um esteróide vegetal (campesterol), que é reduzido e depois oxidado, formando inúmeros tipos de brassinosteróides, que se diferenciam por terem diferentes números de carbonos em sua estrutura. 1

Os brassinosteróides têm função de promover o crescimento do caule. Plantas que não produzem estes hormônios apresentam tamanho reduzido, enquanto a aplicação destas substâncias resulta no aumento do tamanho das células, e consequentemente no alongamento do caule. Outras funções dos brassinosteróides envolvem o crescimento do tubo polínico, promovem a diferenciação do xilema, inibição do floema e a germinação de sementes.

Quando é feito o tratamento com brassinosteróides nas raízes em mutantes BR'S deficientes, o resultado depende da sua concentração. Quando em baixa concentração, o hormônio estimula o crescimento e desenvolvimento da raiz, e quando em alta concentração, inibe ambas as atividades.

A biossíntese e a ação desta classe de hormônios pode ser regulada pela luz, alterando a resposta das células a esta substância.

Auxinas (AIA) e Brassinosteróides (BR'S) parecem aumentar o crescimento dos tecidos da parte aérea de mandeira sinérgica e interdependente, indicando que cada hormônio necessita da presença do outro para a atividade ótima.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com