TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CA DE PULMÃO

Monografias: CA DE PULMÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  5.959 Palavras (24 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 24

1. INTRODUÇÃO

Todos os anos os médicos descobrem milhares de novos casos de câncer, uma doença que já está sendo considerada comum. Ela na verdade, está se tornando uma verdadeira epidemia segundo a Organização Mundial de Saúde em seu informe do ano de 1996. Isto decorre, ao aumento da perspectiva de vida e a difusão de hábitos pouco saudáveis, como o tabagismo e a má alimentação ([OLI1997]).

O câncer também é conhecido como neoplasia maligna ou tumor maligno. É uma massa de tecido que cresce em excesso, fora do controle do organismo, originando-se de uma célula que acaba perdendo o controle sobre si mesma. Esta começa a se multiplicar sem parar, perdendo sua forma e comportamento normais. Ninguém sabe como isso acontece, o curioso é que apesar de toda essa agressividade o organismo quase nunca reconhece o câncer como um agente agressor, não ativando assim seus mecanismos de defesa ([OLI1997]).

O Câncer de Pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o tipo que mais fez vítimas. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis (INCA,2010).

Evidências na literatura mostram que pessoas que têm câncer de pulmão apresentam risco aumentado para o aparecimento de outros cânceres de pulmão e que irmãos, irmãs e filhos de pessoas que tiveram câncer de pulmão apresentam risco levemente aumentado para o desenvolvimento desse câncer. Entretanto, é difícil estabelecer o quanto desse maior risco decorre de fatores hereditários e o quanto é por conta do hábito de fumar (INCA,2010).

O pulmão é local freqüente de infecções, metástases e tumores benignos e malignos.

Aproximadamente 90 a 95% dos tumores pulmonares são carcinomas broncogênicos, os quais originam-se do epitélio brônquico. De um modo geral, o diagnóstico do câncer de pulmão (CP) é feito tardiamente diminuindo de maneira acentuada as possibilidades de cura. Uma das grandes dificuldades do diagnóstico precoce ocorre porque os pacientes não apresentam sintomas significativos no início da doença. Neste estágio, as principais queixas são tosse, fadiga e dispnéia.

No entanto, estes achados são comuns em pacientes fumantes, camuflando o diagnóstico da neoplasia. O paciente geralmente procura por atendimento médico quando apresenta piora significativa do quadro, como anemia, perda de peso e em alguns casos com sangramento via oral. Neste momento, o tumor apresenta-se em estágio avançado tornando o prognóstico sombrio (INCA,2013).

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. ANATOMIA

Os pulmões são dois órgãos localizados no interior da cavidade torácica, revestidos externamente por uma membrana denominada pleura. A pleura reveste a cavidade torácica internamente (pleura parietal) e os pulmões externamente (pleura visceral). Tais membranas são continuas no hilo do pulmão. Entre elas, existe um espaço virtual denominado de espaço pleural, onde a pressão é negativa. Nesse espaço existe pequena quantidade de líquido pleural que diminui o atrito durante os movimentos pulmonares, podendo estar aumentando em condições patológicas (BRUNNER,2009).

Os pulmões apresentam forma cônica, com ápice, base, faces (costal, mediastinal, diafragmática e interlobar) e margens (anterior, posterior e inferior), sendo septados emlobos pelas fissuras. Este par de órgãos está apoiado sobre o diafragma, protegidos pelas costelas; ficam separados um do outro em grande parte, pelo coração (área cardíaca). O pulmão direito apresenta-se dividido em três lobos (superior, médio e inferior) por duas fissuras interlobares presentes na superfície. Já o pulmão esquerdo esta dividido em doislobos (superior e inferior). Os lobos, por sua vez, apresentam-se divididos em segmentos broncopulmonares, conforme a ramificação dos brônquios. O segmento broncopulmonar pode ser definido como sendo a porção do pulmão onde determinado brônquio se distribui. Os segmentos broncopulmonares têm sido muito usados pelos cirurgiões torácicos, broncoscopistas e radiologistas, servem como pontos de reparo em cirurgias e nos diagnósticos. Os pulmões têm como função principal a respiração, que se trata da troca gasosa entre o organismo e o meio ambiente. Em uma pessoa viva e saudável, os pulmões apresentam-se leves, macios e esponjosos. Já em um fumante são bem escuros, com extensas áreas escurecidas e apresentam-se rígidos.

2.2. EPIDEMIOLOGIA

A incidência do Câncer de Pulmão é 4 vezes maior nos homens em relação às mulheres. Entretanto, a incidência está aumentando de maneira acentuada no sexo feminino, como conseqüência do aumento do consumo de cigarros. A freqüência é maior em indivíduos com idade entre 50-60 anos. Apenas 2% de todos os casos ocorrem antes dos 40 anos, e 10% em pacientes com mais de 70 anos de idade.

O padrão de incidência, devido à baixa sobrevida,é paralelo à taxa de mortalidade; 16 a 17% de incidência,em homens, e 12%, em mulheres, são atribuídosao câncer de pulmão, sendo que a tendência desta incidência, de 1973 a 1990, demonstrou aumento, para mulheres, de 110,5% e de 9,2% para os homens.Em 85% dos casos o fumo é a causa da neoplasia,e o risco é associado à duração do hábito de fumar,ao número e tipo de cigarro fumado por dia.

De acordo com a Sociedade Americana de Câncer dos EUA surgem 80.000 casos novos/ano.

O CP é responsável por cerca de um terço de todas as mortes por câncer nos homens, e cerca de 7% de todas as mortes por câncer em ambos os sexos, constituindo-se na doença maligna fatal mais freqüente (INCA, 2010). A taxa anual de mortalidade nos EUA é 72.000 mortes/ano.

2.3. FISIOPATOLOGIA

Semelhante a muitos outros tipos de câncer, o câncer de pulmão é iniciado pela ativação de um oncogene ou pela inativação de um gene supressor de tumores. Oncogenes são genes que tornam as pessoas mais susceptíveis ao câncer. Proto-oncogenes são conhecidos por se transformar em oncogenes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com