TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO DE CÉLULAS

Relatório de pesquisa: CICLO DE CÉLULAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

O CICLO CELULAR

INTRODUÇÃO

O ciclo celular é um processo através do qual uma célula somática duplica seu material genético e o reparte igualmente às suas células-filhas. É didaticamente dividido em duas fases principais: a interfase e a mitose. Na interfase ocorre a duplicação do DNA e a preparação para a fase seguinte: a mitose, na qual ocorre à divisão celular propriamente dita, finalidade maior do ciclo celular.

QUESTÕES PARA ORIENTAÇÃO DO ESTUDO

1) Por que o gene p53 é considerado o “guardião do genoma”? Qual a fase do ciclo celular é afetada por este gene?

Age na fase G1 do Ciclo celular. Ele dá origem a proteina que também se chama p53 e que é responsável por vistoriar essa fase e evitar a propagação de células geneticamente defeituosas. Quando ela detecta uma mutação no código genético ela para o processo e ativa as proteínas que fazem a reparação. Caso não tenha mais jeito de reparar, a proteína p53 vai impedir que essa célula defeituosa complete o ciclo, induzindo-a a morte através da apoptose.

2) É interessante notar que algumas substâncias sabidamente carcinogênicas podem induzir mutações específicas em p53. Por exemplo, a ingestão dietética de aflatoxina. Qual seria a principal implicação em uma mutação causada no gene p53?

A Aflatoxina, por exemplo, implica em aparecimento de câncer de fígado. e podemos citar também o benzopireno que está relacionado ao aparecimento do câncer de pulmão.

Em mais de 50% dos cânceres humanos é observado uma mutação no gene p53

3) Qual a relação entre mutações em p53 e a Síndrome de Li-Fraumeni?

Na maioria das vezes as mutações em p53 acontecem nas células somáticas, mas também pode acontecer em células germinativas e é isso que chamam de Síndrome de Li-Fraumeni.

Esta é uma sindrome rara de câncer hereditário, tem como característica a predisposição a tumor cerebral, leucemias, sarcomas etc em crianças e adultos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com