TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centriolos Citoplasma E Citoesqueleto

Dissertações: Centriolos Citoplasma E Citoesqueleto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 7

CITOPLASMA

Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma.

É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

As substâncias que fazem parte do hialoplasma são água, como principal componente e proteínas. Em concentrações menores temos açúcares, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias.

A água age como solvente distribuindo todo o material uniformemente pelo citoplasma e promove as reações químicas da célula.

O citosol é um fluido que preenche o citoplasma. A sua parte periférica, isto é, próxima à membrana plasmática é denominada ectoplasma.

Geralmente, nessa região as moléculas orgânicas estão mais próximas umas das outras, apresentando-se em estado gel, que é um estado mais gelatinoso, sendo assim quase não se deslocam.

Sua parte mais interna, ao redor do núcleo é denominada endoplasma. Geralmente, nessa região as moléculas orgânicas estão mais afastadas umas das outras, apresentando-se em estado sol, bem fluido, deslocando-se mais facilmente.

Essas substâncias no interior do citoplasma apresentam um movimento denominado ciclose. Esse movimento orientado é da parte sol do hialoplasma que carrega os organóides nele mergulhados.

Podemos dizer que o citoplasma é preenchido por um “sopão” de nutrientes que darão recursos para o cumprimento das funções das organelas citoplasmáticas que cumprem funções específicas e são elas:

Mitocôndria – respiração celular aeróbica, através da glicose e do oxigênio esse organóide produz energia necessária para as células.

Retículos endoplasmáticos granular e agranular – transporte intracelular, produção de proteínas, produção de lipídios, degradação de substâncias tóxicas.

Centríolos (célula animal e alguns vegetais) – auxiliam a divisão celular e originam cílios e flagelos.

Sistema golgiense – síntese, armazenamento e liberação de substâncias para o interior ou exterior da célula.

Lisossomos – atuam na digestão intracelular;

Plastos (célula vegetal) – fotossíntese ou armazenamento de substâncias de reserva.

Peroxissomos – atuam na desintoxicação celular.

Vacúolo digestivo – presente quando a célula realiza digestão e se desfaz na clasmocitose; vacúolos contráteis ou pulsáteis ( protozoários ) – expulsa água do interior do citoplasma; vacúolos de células vegetais – armazenamento de substâncias.

Ribossomos – síntese de proteínas

Nesse meio ocorrem inúmeras reações promovendo o metabolismo celular.

CENTRÍOLOS

O centríolo é um organóide que aparece perto do núcleo, no centro de uma região chamada centrosfera. Cada centríolo é um cilindro, cuja parede é constituída de 27 microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) dispostos em 9 grupos, cada um dos quais com 3 microtúbulos paralelos interligados por proteínas denominadas dineínas. Estas organelas ocorrem aos pares nas células, dispostos perpendicularmente entre si e localizados no centro celular, região mais densa do citoplasma, próxima ao núcleo, de onde saem os microtúbulos do citoesqueleto.

Os centríolo são estruturas citoplasmáticas existentes em células animais, algas e vegetais inferiores como as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias), não sendo encontrados nas células vegetais superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematoides. Na constituição química dos centríolos aparecem: água, proteínas, carboidratos, lipídios, DNA e RNA. Os centríolos são organelas NÃO envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular. Os novos centríolos são produzidos sempre a partir de centríolos preexistentes, são autoduplicáveis no período que precede a divisão celular, migrando, logo a seguir, para os pólos opostos da célula.

Uma das providências que a fábrica celular precisa tomar é a construção de novas fábricas, isto é, a sua multiplicação. Isso envolve uma elaboração prévia de uma serie de “andaimes” protéicos, o chamado fuso de divisão, formado por inúmeros filamentos de microtúbulos.

Embora esses microtúbulos não sejam originados dos centríolos e sim de uma região da célula conhecido como centrossomo, é comum a participação deles no processo de divisão de uma célula animal. Já em células de vegetais superiores, como não existem centríolos, sua multiplicação se processa sem ele. Durante a mitose, os centríolos duplicam-se e orientam a formação do fuso mitótico, estrutura responsável pela distribuição dos cromossomos entre as células-filhas. Também atuam na formação dos corpúsculos basais de cílios e flagelos.

Entre as funções desempenhadas, destacam-se:

• Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que proporcionalmente realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.

• Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), seja:

- Uma alga ou protozoário, nos quais os centríolos desenvolvem pequenos cílios ou flagelos, propiciando além da locomoção a absorção de partículas.

- Ou também presentes em algumas células especializadas do corpo humano: no revestimento interno da traquéia (tecido epitelial pseudo estratificado cilíndrico ciliado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com