TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cubismo

Casos: Cubismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  335 Visualizações

Segundo o livro vanguardas artística o capitulo “a lição do cubista” reúne em texto as diversas partes do movimento cubista, levando em consideração suas origens e acontecimentos anteriores mostrando obras de grandes artistas como o Picasso, Braque e Léger.

Nos fins do século XlX, rejeitavam o impressionismo, havia também os que não rejeitavam os inteiramente os cientificismo. Os artistas buscavam, selecionar intelectualmente os dados visuais, se inspirando naquilo que chamavam sua atenção ,não apenas o que viam mecanicamente.

O padrão contextual era agitação filosófica e teórica. Vêm pesquisas matemáticas e geométricas que influenciaram os cubistas, mas por meios de sugestões. Segundo Apollinaire “a geometria está para as artes plásticas assim como a gramatica está para a arte de escrever”.

Os artistas passam a buscar a superação da objetividade, através da emoção, enquanto os cubistas enfatizam um subjetivismo de caráter mental.

Com influencias ao movimento o autor aponta George Seurat, que devido suas pesquisas sobre o impressionismo surgiu o pontilhismo, a partir da pintura que levava em conta as leis de contrastes simultâneos, aproximando uma cor da outra, levando-as para sua decomposição.

Porém Seurat alcança depois resultado contrário aos princípios dos quais iniciara uma pintura puramente intelectual. O artista aproximava em cor da outra na pureza da sua decomposição. Criava olhando a realidade dando uma sensação intensa, vibrante, luminosa da maneira como existe apenas na natureza.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com