TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cupuaçú

Trabalho Escolar: Cupuaçú. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2012  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO.

A beleza é um mercado promissor no Brasil, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta o Brasil como o terceiro mercado de cosméticos mundial, desta forma, gerador não apenas de renda, mas foco estratégico dos grandes “players” (grandes empresas desenvolvedoras e produtoras de cosméticos). Isto se evidencia ao observarmos perfumarias, salões de beleza, centros de estética, revistas, Internet e programas de televisão.

Observamos esses detalhes, ao andar pelas ruas, não apenas de uma cidade grande, mas também pequenas cidades do interior, a relação do brasileiro com o cosmético é cultural, com o desdobramento, inovação e uma boa dose de ação sócio-ambiental, o brasileiro aos poucos tomou orgulho em ter uma produção de cosméticos, mesmo não sendo tão popular o conhecimento do crescimento do setor também no mercado externo.

Mediante a tais informações, nossa Equipe no decorrer da pesquisa referente ao valor do Cupuaçu para a produção de produtos estéticos, estará enfocando todo o potencial desse produto, desde sua origem, característica, como deve ser usado, seu plantio e seu valor dentro da estética e cosmética.

1.2 OBJETIVOS.

1.2.1 Objetivo Geral.

• Demonstrar a importância do cupuaçu enquanto matéria prima para a produção de cosméticos.

1.2.2 Objetivos Específicos

• Mostrar a importância do cupuaçu para a Região Amazônica.

• Identificar a cadeia produtiva do cupuaçu relacionada com a estética.

• Conhecer os principais produtos utilizados na estética extraídos do cupuaçu.

2. REFERENCIAL TÉORICO.

2.1 Origem e História do Cupuaçu.

Não existe uma história escrita do cupuaçu, pois esta não é uma fruta que veio com os invasores ou os escravos e introduzida na Amazônia, e também não participou do processo de civilização no ocidente da forma como foi feito com o café.

O cupuaçu é originário da Amazônia Oriental Brasileira, mais precisamente do Estado do Pará. Ocorre espontaneamente nesse Estado, nos seguintes locais: médio Tapajós (microrregião Itaituba), Rio Xingu (microrregião Altamira), Rio Anapu (microrregião Portel), Rio Tocantins (microrregião Tucuruí), rio Guamá (microrregiões Guamá e Bragantina). Rompendo as fronteiras paraenses, é também encontrado na parte noroeste do Estado do Maranhão, nas margens do Rio Pindaré.

O Cupuaçuzeiro é uma espécie arbórea que vai de 14 a 21m de altura na mata úmida, mais ou menos 9 metros quando cultivado em monocultura, mostrando que não é uma árvore da floresta ombrofila densa e sim da floresta transicional para Cerrado e Savana. Mostra-se ramificações tricotômicas, suas folhas são simples, alternas e coriáceas mostrando sua adaptação a situações de seca, com 25 a 35 cm de comprimento e 6 a 10 cm de largura, com uma superfície superior verde brilhante que ajuda a refletir a luz do sol, e o lado inferior cinzento pubesceste que permite impedir a rápida evaporação da águas dos estomas das folhas. Tem uma inflorescência cimosa com três a cinco flores.

A morfologia do fruto indica que este pode resistir bastante tempo sem acesso a umidade suficiente para germinar.

2.2 Cupuaçu.

Seu nome científico é Theobroma grandiflorum, anteriormente conhecida como Sterculiaceae. O fruto desta árvore, igualmente denominada cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, sustentou durante muito tempo tribos inteiro e os animais da floresta. Ele se transformou em um alimento popular, em decorrência das suas propriedades gastronômicas. O fruto amadurece em um período que há chuvas intensas na região.

É um fruto da mesma família do cacau, por tal motivo, ambas são bem parecidas, inclusive seu fruto: alongado,pesado e de casca dura; contendo uma polpa branca e carnuda parecida com a do cacau. É originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo (AM).

Seu alto potencial no mercado torna o cultivo do cupuaçu muito cobiçado, principalmente porque sua similaridade com o cacau permite a produção de uma espécie alternativa de chocolate, o cupulate.

O Chocolate de cupuaçu é um produto das sementes que embora não seja tradicional, devido à sua semelhança com o já consagrado chocolate de cacau, acredita-se que a sua colocação no mercado não seria difícil. Resta no entanto, um maior número de pesquisas tecnológicas para elaborar um produto mais bem acabado e assegurar que, o seu uso prolongado não seja prejudicial à saúde.

No Pará, existem três tipos de cupuaçu que são conhecidos: o Redondo, com sua extremidade arredondada, que é a mais comum; o Mamorano, que tem uma extremidade pontuda e que produz as frutas maiores; e o Mamau, possivelmente um mutante partenocarpico.

2.3 Características.

O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Apresentam as vitaminas C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5); B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2 (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitando o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre.

Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e a árvore alcança uma média de 10 a 15 m de altura.

Além das vitaminas apresenta a pectina, que auxilia na redução da glicemia e do mau colesterol, ajudando também no emagrecimento, devido reduzir a ingestão de alimentos. Assim como, suas substâncias antioxidantes através do extrato de sua semente podem ser capazes de inibir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com