TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cérebro

Abstract: Cérebro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Abstract  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CAMPUS BELENZINHO

SNC

André da Silva Santos RA: 7093589864 (2º semestre)

Andrey Cristiano Ruiz Simões RA: 6452246832 (3º semestre)

Artur Cerqueira de Lima RA: 9977020903 (2º semestre)

Everton Ferreira Targino RA: 7244593471 (2º semestre)

Varderlei Ponciano Coelho RA: 7064547873 (3º semestre)

Disciplina: Anatomia II

Professor: Leandro Afonso

Turma: 2º e 3º Série Noturno

SÃO PAULO

2014

Encéfalo

O encéfalo é o centro do sistema nervoso, ele está envolvido pelo crânio e pelas meninges e é banhado pelo líquido cerebrospinal. O metabolismo proporcionalmente elevado do encéfalo torna-o altamente sensível à privação de oxigênio. Os encéfalos são extremamente complexos, composto entre outras estruturas pelo, cérebro, cerebelo, mesencéfalo, bulbo raquiano e tronco encefálico, contem cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios se comunicam por meio das fibras citoplasmáticas, conhecidas como axônio, que conduzem pulso em sinais chamados potenciais de ação para partes distantes do encéfalo e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células especificas.

O encéfalo tem uma elevada taxa metabólica e portanto precisa de um suprimento continuo de oxigênio e nutrientes. Embora responda por apenas 2% do peso do corpo de uma pessoa, o encéfalo recebe aproximadamente 20% do fluxo cardíaco total em repouso, o que equivale a um fluxo de 750ml de sangue por minuto. O volume permanece relativamente constante até mesmo com alterações na atividade física ou mental. O fluxo continuo é tão fundamental que uma interrupção na circulação cerebral por um pequeno intervalo como 10 segundos provoca a perda da consciência.

O encéfalo é constituído, talvez, pelo tecido mais sensível do corpo. Por causa de sua taxa metabólica elevada, requer não só oxigênio continuo, mas também um suprimento continuo de nutrientes e a remoção rápida dos resíduos. É também muito sensível a certas toxinas e drogas. O líquido cerebrospinal auxilia nas necessidades metabólicas de encéfalo servindo com um meio para a troca de nutrientes e produtos residuais entre o sangue e o tecido nervoso. O liquido cerebrospinal também mantem um ambiente homeostático protetor no interior do encéfalo. A barreira hematoencefálica e as atividades secretoras do tecido nervoso também ajudam a manter a homeostasia. O encéfalo tem um suprimento vascular extenso através dos pares de artérias carótidas interno e artérias vertebrais que se ligam no circulo arterial do cérebro (circulo de Willis).

Diencéfalo

O diencéfalo é a segunda subdivisão do prosencéfalo e está quase totalmente envolvido pelos hemisférios cerebrais e telencéfalo. O terceiro ventrículo é uma cavidade estreita e mediana no interior do diencéfalo. As estruturas mais importantes do diencéfalo são o tálamo, hipotálamo, epitálamo e hipófise.

O tálamo é uma grande massa oval de substancia cinzenta constituindo aproximadamente quatro quintos de diencéfalo. É um órgão par, posicionado imediatamente abaixo do ventrículo lateral do hemisfério cerebral respectivo e a principal função do tálamo é atuar como um centro retransmissor de todos os impulsos sensitivos, sensoriais, exceto o olfato, para o córtex cerebral. Massas especializadas de núcleos retransmitem os impulsos recebidos para localizações precisas no interior dos lobos cerebrais para a devida interpretação. O tálamo também realiza algumas interpretações sensoriais. O córtex cerebral discrimina dor e outros estímulos táteis, mas o tálamo responde aos estímulos sensitivos e proporciona consciência grosseira. O tálamo provavelmente desempenha um papel no inicio das respostas autônomas do corpo para as dores intensas, e é portanto parcialmente responsável pelo choque fisiológico que frequentemente segue após um trauma grave.

O hipotálamo, assim chamado pela sua posição abaixo do tálamo, é a porção mais inferior do diencéfalo, forma o soalho e parte das paredes laterais do terceiro ventrículo e contem varias massas de núcleos que estão interconectados com outras partes do SN. Apesar de seu pequeno tamanho, o hipotálamo executa numerosas funções vitais, a maioria das quais se relacionando diretamente ou indiretamente com a regulação das atividades viscerais. Também tem funções emocional e instintiva. O hipotálamo atua como um centro nervoso autônomo acelerando ou refreando certas funções do corpo, e secreta vários hormônios, incluindo dois liberados pela hipófise posterior.

O epitálamo é a porção posterior do diencéfalo que forma um teto fino sobre o terceiro ventrículo. O revestimento interior do teto consiste no plexo corióideo vascular, onde o liquido cerebrospinal é produzido. Uma pequena massa de tecido, a glândula pineal, assim chamada por sua semelhança com uma pinha, estende-se externamente a partir da extremidade posterior do epitálamo, e supõe-se que tenha uma função neuroendócrina. A comissura posterior, localizada inferiormente à glândula pineal, é um trato de fibras comissurais que conecta os coliculos superiores direito e esquerdo do mesencéfalo.

A hipófise, arredondada, em forma de ervilha, posicionada na face inferior do diencéfalo, está fixa ao hipotálamo pelo infundíbulo, em forma de funil, e apoiada na sela turca do osso esfenoide. A hipófise, que tem dividida em uma função endócrina, é estruturalmente e funcionalmente dividida em uma porção anterior, chamada adeno-hipófise, e uma porção posterior, chamada neuro-hipófise.

Cerebelo

O cerebelo é uma parte do cérebro, do tamanho de uma bola de beisebol, repleta de dobras e que fica sob o lobo occipital do córtex acoplado à parte posterior do tronco cerebral.

Mais neurônios individuais são encontrado no cerebelo do que no restante do cérebro, indicando a importância desta estrutura. O cerebelo é formado por três partes funcionalmente distintas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com