TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Resenha: Depressão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 3

Depressão

A depressão maior não é causada por apenas um fator. Provavelmente é conseqüência da combinação de fatores biológicos, genéticos e psicológicos, entre outros. Algumas condições de vida (como “stress” extremo ou luto) podem desencadear uma tendência natural, psicológica ou biológica, para depressão. Em algumas pessoas, a depressão aparece mesmo quando tudo está bem.

O consumo excessivo de álcool ou o uso de drogas algumas vezes podem levar à depressão.. Assim que esses hábitos são interrompidos, a depressão pode desaparecer.

A depressão é uma doença que pode ser tratada basta conhecer as causas da depressão, ajuda os deprimidos, ajudar amigos e famíliares a entender quanto ela é dolorosa e por que não é possível “sair dela”. Em nosso cérebro existem mensageiros químicos chamados neurotransmissores que são a serotonina e a norepinefrina. Os níveis deles aumentam ou diminuem, mudando nossas emoções. Quando os neurotransmissores encontram-se “em equilíbrio”, sentimos a emoção certa para cada ocasião. Quando alguém está deprimido, significa que os neurotransmissores não estão em equilíbrio. Isso significa que alguém pode se sentir triste quando deveria estar alegre.

A depressão pode ser classificada de acordo com a causa, com a presença ou não de um componente genético (história familiar), com os sintomas e com a gravidade do quadro, em:

Primária (quando não tem uma causa detectável) ou secundária (atribuível a doenças físicas ou a medicamentos).

Genética, de acordo com o padrão de aparecimento em membros de uma mesma família (esporádica, espectral ou familial).

Unipolar (quando não há ocorrência de episódios de mania) ou bipolar (quando ocorrerem sintomas intercalados ou concomitantes de mania).

Leve ou grave, de acordo com a gravidade dos sintomas e o grau de comprometimento funcional.

Existem também varios tipode de depressão como: Episódios ou fases depressivas e transtorno depressivo recorrente, Distimia, Depressão Atípica, Depressão Tipo Melancólica, Depressão Psicótica, Depressão Pós-Parto, Esturpor Depressivo, Depressão Agitada ou Ansiosa, Depressão Secundária.

Sinais e sintomas: A expressão facial de um paciente deprimido é de tristeza, abandono, desesperança, os olhos tendem a voltar-se para baixo, a movimentação corporal se torna lenta e a postura é corcunda, cabeça baixa, falta de apetite progressiva e conseqüente perda de peso, mau hálito, língua esbranquiçada e constipação intestinal.

Após um período de tristeza, a pessoa esmorece e fica “isolada do mundo”. Não sente vontade de reagir, não acha graça em nada, se sente angustiada, sem energia, chora à toa, tem dificuldade para começar uma tarefa, dificuldade em terminar o que começou, persistência de pensamentos negativos e um mal-estar generalizado: indisposição, dores pelo corpo, insônia ou sonolência, alterações no apetite, falta de memória, concentração, vulnerabilidade, fraqueza, taquicardia, dores de cabeça, suores ou outros sintomas físicos que joga a pessoa pra baixo.

Tratamento: É frustrante para a pessoa com depressão e seus familiares quando o doente não responde ao tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com