TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Difusão

Pesquisas Acadêmicas: Difusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  1.236 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Introdução 3

Metodologia 4

Resultados 5

Discussão 5

Conclusão 6

Bibliografia 7

Introdução

O revestimento das células e algumas estruturas internas é feito através de membranas. A membrana que envolve a célula é chamada membrana celular, membrana plasmática ou plasmalema. Esta membrana é constituída por uma bicamada fluida de fosfolípidos e tem como principais funções garantir a forma da célula, proteger o conteúdo celular e controlar a entrada e saída de substâncias da célula.

A capacidade que a membrana plasmática tem de ser ou não atravessada por determinadas substâncias corresponde à sua permeabilidade. As moléculas entram ou saem das células por transporte ativo ou transporte passivo, dependendo se há ou não gastos de energia.

O transporte ativo caracteriza-se pela passagem de substâncias de um meio menos concentrado para um mais concentrado, envolvendo gastos de energia, enquanto o transporte passivo envolve passagem de substâncias de um meio de maior concentração para um meio de menor concentração, ou seja, a favor do gradiente de concentração, não envolvendo gastos de energia por parte da célula. Dentro do transporte passivo podemos classificar o transporte em difusão simples ou difusão facilitada.

A difusão é, então, um tipo de transporte passivo de um soluto através da membrana, de forma a estabelecer a isotonia, isto é, ambos os meios terem a mesma concentração. Este processo é realizado através de um soluto apolar pequeno que penetra a membrana celular, uma vez que possui afinidade com a camada polar da membrana fosfolipídica.

Mas, nem todas as células conseguem atravessar a membrana celular, uma vez que esta é permeável seletivamente, isto é, apresenta um mecanismo que permite a manutenção das condições intracelulares adequadas ao funcionamento da célula, atuando de forma seletiva. A membrana determina quais as substâncias que devem ou não entrar e sair da célula, mantendo um equilíbrio do meio interno independentemente das condições do meio extracelular. As moléculas pequenas atravessam a membrana, ao contrário das grandes moléculas (macromoléculas) que não o conseguem devido à permeabilidade seletiva.

Com este trabalho prático pretende-se compreender a permeabilidade seletiva de uma membrana biológica, observando a passagem de substâncias através da membrana do ovo de galinha, na presença de uma solução de Lugol e de uma solução de amido.

Metodologia

1. Partiu-se um ovo (anexo 1) em duas metades e retirou-se a gema e a clara.

2. Pegou-se numa das metades e bateu-se na mesa para rachar levemente.

3. Com muito cuidado, com o auxílio da pinça ou das unhas, retirou-se fragmentos da casca, deixando a membrana interna descoberta, sem romper a mesma.

4. Com a outra metade da casca, realizou-se os dois passos anteriores.

5. Encheu-se um copo com uma solução de amido (copo A) e outro com solução de Lugol (copo B) (anexo 1).

6. Colocou-se uma metade do ovo em cada copo, ficando a parte descoberta da membrana em contacto com a solução.

7. Deitou-se algumas gotas de solução de Lugol dentro da casca do ovo do copo A.

8. Deitou-se algumas gotas de solução de amido dentro da casca de ovo do copo B.

Anexo 1 (da esquerda para a direita) - ovo, solução de Lugol, solução de amido

Resultados

ð Copo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com