TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinophyta

Tese: Dinophyta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Tese  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

Dinophyta

São organismos unicelulares que se movimentam por flagelos com representantes fotossintetizantes e representantes heterótrofos. A maioria dos dinoflagelados vive no mar , mas existem algumas espécies de água doce na comunidade fitoplâncton.

Os dinoflagelados possuem endoesqueleto (esqueleto interno) especial, formado por vesículas achatadas localizadas próximo a face interna da membrana plasmática. No interior dessas vesículas pode haver depósito de celulose, que muitas vezes é espesso formando carapaças.

Estes organismos geralmente têm dois flagelos, um horizontal (movimento de rotação) e longitudinal (impulso), e a diversidade de formas no grupo é muito grande. Os dinoflagelados podem ainda apresentar tecas que são formadas por placas rígidas de celulose, sendo que estas placas se encontram contidas em vesículas localizadas abaixo da membrana plasmática. O número e disposição das placas são importantes para a identificação taxonômica. Existem dinoflagelados imóveis que produzem células flageladas apenas durante o processo de reprodução sexuada, e outros sem placas celulósicas os quais são chamados de zooxantelas e geralmente ocorrem em simbiose com poríferos, cnidários, moluscos e outros protistas. Os dinoflagelados apresentam como carboidrato de reserva o amido e como pigmentos fotossintetizantes as clorofilas a e c e carotenóides, entretanto, alguns seres fotossintetizantes também podem absorver partículas orgânicas e cerca da metade dos dinoflagelados não possui aparato fotossintetizante, sendo puramente heterotróficos.

- Esquema de Dinophyta

Utilizam amidos e óleos como substancias de reserva produzidos no pirenoide.

Possui pigmentos clorofila a e c, beta caroteno e xantofila que dão a estes organismos a coloração vermelha. Quando ocorre intensa proliferação formam o fenômeno maré vermelha que é pode ser toxica ou não (dinoflagelado Gonyaulas catene que é toxica).

Este fenômeno causa uma grande mancha vermelha provocando mortalidade em animais marinhos.

-Dinophyta bioluminescênte

Os dinoflagelados reproduzem-se assexuadamente por divisão binária, mas ocorre também reprodução sexuada com formação de gametas estes serem também formam cistos de resistência.

http://mundociano.blogspot.com.br/2011/12/dinophyta.html

http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/11

Peridinium

Peridinium , gênero de água doce cosmopolitas dinoflagelados na família Peridiniaceae, consistindo de pelo menos 62 espécies. A maioria são encontrados em água doce lagos , lagoas e piscinas, embora alguns habitam ambientes de água salobra. O gênero foi descrito inicialmente no início da década de 1830 pelo cientista alemão Christian Gottfried Ehrenberg , tornando-se um dos primeiros grupos conhecidos de dinoflagelados.

Mais Peridinium são circulares ou de forma oval, no intervalo de cor de verde para amarelo ou castanho, e pode variar de cerca de 0,01 a mais do que 0,1 mm (0,0004-0,004 polegadas) de diâmetro. A célula tem uma teca (revestimento exterior duro) que é dividida em duas partes, uma epitheca e um hypotheca, que são mais ou menos igual em tamanho e estão separadas por um sulco profundo conhecido como o cingulo (ou cintura); o cingulo frequência é compensado, formando uma banda irregular em toda a célula. Estendendo-se desde o meio da cingulo hypotheca é uma segunda ranhura larga, o sulco (que por vezes, projecta uma curta distância para o epitheca). Algumas espécies têm chifres apicais curtos (no topo da epitheca) ou chifres antapical (na parte inferior da hypotheca). Tanto o epitheca ea hypotheca são divididos em placas angulares, o arranjo e ornamentação específica de que são características fundamentais do gênero. Característica de dinoflagelados, do cíngulo e sulco dePeridinium emergem dois flagelos , que ajudam a controlar o movimento através da água. Apesar de móveis, Peridinium também existem em planctônicas (de livre flutuação) e estados sem motilidade.

Poucos Peridinium parecem ser puramente autotrófico , obtenção de energia para o crescimento exclusivamente através da fotossíntese . Muitas espécies, ao contrário, são pensados para ser mixotrophic, completando autotrofia com heterotrofia (ingestão de pequenos organismos). Peridinium reproduzem assexuadamente e sexualmente. No primeiro caso, o vegetativo (não sexual) célula perde as placas da teca e divide por fissão binária ; as células-filhas idênticas, em seguida, formar novas placas. Nestas últimas, isogametas (células sexuais idênticos) que resultam da divisão celular vegetativo fusível para produzir um planozygote móveis, o que aumenta de tamanho e torna-se um hypnozygote.Um estado segue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com