TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diverticulite E Diverticulose

Exames: Diverticulite E Diverticulose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Diverticulite e Diverticulose

Sintomas

O termo diverticulose é empregado à aqueles casos em que os divertículos estão presentes no cólon, mas não produzem sintomas.

O termo doença diverticular é empregado à aqueles casos em que os divertículos estão presentes no cólon e o paciente percebe seus sintomas, pois existe um pequeno grau de inflamação. Seus sintomas são:

- dor abdominal, desencadeada ou piorada pela alimentação, aliviada geralmente pela eliminação de flatos (gases) ou evacuação;

- alteração do hábito intestinal por constipação, diarréia ou ambos de forma alternada;

- flatulência (gases) e distensão abdominal.

A diverticulite é uma complicação da doença diverticular dos cólons. Ocorre em casos em que os divertículos presentes no cólon estão associados a sinais e sintomas de inflamação, como dor abdominal, em geral na parte inferior do abdome, acompanhada de febre, sudorese e taquicardia.

A diverticulite aguda está, na maioria das vezes, relacionada aos seguintes sintomas:

- dor na região inferior esquerda do abdômen, geralmente contínua, de forte intensidade, podendo irradiar-se para as costas, flanco esquerdo, virilha, pélvis, períneo e pernas;

- febre, que pode ser acompanhada de calafrios, sudorese e taquicardia;

- distensão abdominal ou presença de massa abdominal (caroço) geralmente em quadrante inferior esquerdo do abdome;

- náuseas, vômitos e perda do apetite;

- interrupção da eliminação de gases e fezes ou diarréia.

Epidemiologia e Prevalência

A maioria dos pacientes com divertículos é assintomática o que dificulta a estimativa de sua prevalência. A prevalência da diverticulose colônica aumenta com a idade. Parece inferior a 10% para a população com menos de 40 anos, atinge um terço da população acima dos 45 anos e está estimada entre 50% e 66% para os indivíduos com mais de 80 anos podendo atingir até 80% dessa população idosa. Não existe evidente correlação com o sexo. Dez a 25% dos indivíduos com diverticulose evoluirão com diverticulite.

Principais Causas

Os divertículos surgem em decorrência da falta de fibras na alimentação.

Na dieta escassa em fibras, como acontece nas refeições à base de carboidratos refinados (massas) ou proteínas (carnes), o volume fecal é menor, o que eleva a pressão dentro dos cólons e aumenta a tensão da parede intestinal.

Com a idade, geralmente após os 40 anos, ocorre diminuição progressiva da elasticidade da parede intestinal que, sob pressão, dá origem a pontos fragilizados onde surgem divertículos.

A doença diverticular dos cólons, quando não tratada adequadamente, pode trazer várias complicações, como diverticulite e pus no abdome (abscesso), perfuração do cólon, peritonite, obstrução intestinal, fístulas e hemorragias intestinais.

Na maioria das vezes, requer hospitalização e cirurgia.

Prevenção e Tratamento

Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com