TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embiogênese em Equinodermas e Grastulação

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Embriogênese em Equinodermas

As características encontradas nos ovos dos equinodermas nos permite classifica-los como oligolécito, já que possui pouco vitelo homogeneamente distribuído.

A segmentação desse tipo de ovo é holoblástica e é determinada através do tamanho das células formadas após a 3ª clivagem, os blastômeros formados são de tamanhos quase iguais o que torna esse tipo de segmentação Holoblástica Subigual.

Durante a segmentação vai acontecer a formação da mórula que nada mais é que um maciço de células, e a formação da blástula que é o aumento do número de células e forma uma cavidade interna cheia de liquido.

A gastrulação nos equinodermas ocorre através da invaginação do blastômero dando origem a um orifício denominado blastóporo, como os equinodermas são deuterostômios o blastóporo futuramente dará origem ao ânus, formando em seu interior o intestino primitivo também chamado de arquêntero.

Os equinodermas em sua faze embrionária são formados por três camadas celulares a endoderme, ectoderme e mesoderme, são chamados triblásticos.

1. O que é gastrulação?

A gastrulação é o processo de formação dos folhetos embrionários, endoderme, mesoderme e ectoderme.

2. Como é formado o arquêntero?

O arquêntero também conhecido como intestino primitivo é formado a partir do invaginamento do embrião formando o blastóporo e a cavidade interna é o arquêntero.

3. Como os animais podem ser classificados em relação ao destino do blastóporo?

A classificação pode ser feita em prostômios quando o blastóporo dá origem a boca e em deuterostômios quando o blastóporo da origem ao ânus do animal.

4. Descreva os folhetos embrionários e os tecidos que serão originados por cada folheto.

O folheto embrionário é a camada da célula que irá dar origem a todos os tecidos e órgãos do animal. São três os folhetos endoderme, mesoderme e ectoderme:

Endoderme da origem ao revestimento de dois tubos, o tubo digestivo que irá dar origem ao fígado, vesícula biliar e ao pâncreas, este mesmo tubo irá se bifurcar dando origem ao tubo respiratório e pôr fim aos pulmões em si.

Mesoderme é dividido em cinco classificações, cada uma dará origem a tecidos diferentes, a cordomesoderma dará origem ao tubo neural e estabelecer um eixo corporal ântero-posterior, a mesoderma paraxial irá formar vários tecidos conjuntivos das costas como ossos, músculos, cartilagens e derme, a mesoderme intermediaria dará origem ao sistema urinário e os dutos genitais, temos também a mesoderme da placa lateral que irá dar origem ao coração, vasos sanguíneos e células do sistema circulatório, ainda dará origem ao revestimento interno do corpo e os componentes mesodérmicos dos membros com exceção dos músculos, e por fim temos a mesênquima da cabeça que formará a musculatura da face e os tecidos conjuntivos.

Ectoderme dará origem a todas as estruturas do sistema nervoso como medula, encéfalo e nervos, também irá dar origem aos pelos e glândulas da mucosa, ainda dará origem ao epitélio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com