TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equus Asinus

Tese: Equus Asinus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

Equus Asinus

Asinus é um subgênero da Equus que engloba várias subespécies de equídeos comumente conhecido como jumentos, caracterizada por longas orelhas, uma construção enxuta, de costas retas, a falta de um verdadeiro garrote , uma juba grossa e cauda, e uma reputação de tenacidade e resistência considerável.

Asno e jegue são denominações populares atribuídas ao jumento dependendo da região em questão. Eles são encontrados em quase todos os climas exceto em regiões muito frias. Por outro lado a cria do cruzamento do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) se chama burro, caso seja do sexo masculino, e mula, caso seja fêmea, já e a cria do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta é o bardoto, todos estes três são conhecidos como muares.

No caso do burro ou da mula e do bardoto, que são frutos de um cruzamento entre espécies diferentes, estes animais são estéreis. Isso se deve ao fato de que o Equus caballus possui 64 cromossomos e o Equus asinus, 62, resultando em filhotes com 63 cromossomos. Cromossomos de número ímpar conferem alterações na meiose, dificultando a viabilidade dos gametas.

Jumentos e muares são animais resistentes, de porte médio a pequeno, muito dóceis, sociais, atentos, cautelosos e fortes. São ótimos companheiros e interagem muito bem com outras espécies. Ultimamente tem sido usados como animais de companhia por serem muito dóceis e calmos.

Os jumentos possuem menor estatura que mulas e burros, e possuem mais pelos. O peso de um animal adulto varia entre os 100 kg e os 400 kg e a altura varia entre os 80 cm e 1, 5 metros ao garrote. Esses indivíduos podem viver por até 40 anos em cativeiro e na vida selvagem é de 25 a 30 anos. Os asinus podem vir na cor preta, branca, marrom e cinza que é o mais comum. Muitos são manchados, salpicados ou listrados. A maioria de cor solida tem listras dorsais escura. Possui pelo e cabelo liso, crespo, curto e duro ou longo e lanoso.

Asnos usam a visão, os cheiros, o contato físico e a vocalizações para se comunicar. Eles tem audição aguçada e bons sentidos de visão e olfato.

As raças de jumento são: andalusia, bourbonnais, cantalão, contentin, indiano, irlandês, italiano, maiorca, mammoth americano, Miranda, nerode Berry, normanno, poitou, pega, pireneu, provenza, zamonaro, hibrido bardoto e hibrido zebroide.

Manejo de Asinus

1. Alimentação

São herbívoros de pastagem, com grandes, de superfície plana dentes adaptados para rasgar e mastigar matéria vegetal. Seu alimento principal é a grama, mas eles também comem outros arbustos e plantas do deserto.

Os Asinus devem ser alimentados a horas regulares, pelo menos duas vezes por dia, para evitar problemas digestivos, muito comuns nestes animais. Todas as mudanças na sua dieta devem ser graduais. As necessidades alimentares de um Burro, variam com a idade do animal, a atividade e o tipo, qualidade e quantidade de alimento que ingerem.

Na manjedoura os animais escolhem as melhores ervas, afastando com um movimento da cabeça as menos saborosas. Não bom dar alimentos poeirentos e bolorentos, pois estes podem levar a doenças respiratórias sérias e/ou distúrbios intestinais. Assim como as pastagens altas e suculentas podem levar a problemas como a cólica.

A área mínima e essencial de pastagem deve ser de 0,5 hectares por animal e devem ser nutritivas e eficientes, oferecendo tudo que o animal precisa. Quando as pastagens não têm pasto suficiente ou não é suficientemente nutritivo torna-se necessário fornecer alimento suplementar aos animais.

A aveia é um cereal muito utilizado para alimentar os equídeos. Tem muita fibra e pouca energia digerida e encoraja a mastigação, assim o excesso de comida é evitado. As pastagens altas e suculentas podem levar a problemas como a cólica.

1.1 Água

O fornecimento deve ser diário e em quantidade suficiente de água limpa e fresca aos animais. Isso para que eles reponham a água perdida pelo corpo, durante o dia, através da urina, fezes, transpiração, na amamentação.

Durante a amamentação as necessidades de água são maiores, assim como são maiores no Verão do que no Inverno.

1.2 Sal

O sal deve estar disponível, juntamente com minerais, para que eles possam lamber durante o dia. É adequado que o cocho de sal seja separado do cocho da ração ou da pastagem.

2. Cercado

Os asininos, assim como outros animais, necessitam de espaço para se movimentarem e exercitarem os músculos, pastar, espojar, jogar, fazerem as suas necessidades fisiológicas.

O cercado deve ser constituído por um abrigo, que deve proporcionar sombra aos animais na hora de maior calor. É apropriado que o telhado seja construído de leste á oeste, que se coloque vegetações em volta para proporcionar sombra ou que puxe mais o telhado.

É essencial para o conforto do animal que tenha um abrigo para ele descançar. É interessante que ela seja em um local escuro e arejado para que as moscas não venham a perturbar tais animais. Dentro do abrigo as camas devem ser quentes, limpas e altas para proporcionar conforto. Para a cama pode-se utilizar palha de centeio (não é boa para alimentação e absorve a urina e humidade), ou palha de trigo (confortavel, quente, boa drenagem).

3. Reprodução

Deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com