TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutrofização

Por:   •  11/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O estudo será concentrado em um recurso hídrico, que pela ação antrópica se encontra com suas características naturais modificadas. Por meio de uma falta de planejamento, grandes quantidades de resíduos estão sendo depositadas no ecossistema, todo este processo esta acarretando a diminuição gradativa de espécies no lago, além de afetar a qualidade de vida da própria população local. Através de ações na área impactada, foi constatado os principais motivos destas transformações no ecossistema aquático. Com as informações obtidas neste estudo de caso, será objetivado um foco direcionado para melhoria da área impactada

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

1.1 EFEITOS DA EUTROFIZAÇÃO.....................................................................7

1.2 PERDA DA MATA CILIAR.............................................................................8

1.3 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.............................................................................9

1.4 OS DIREITOS DA ÁGUA..............................................................................11

2 OBJETIVOS.....................................................................................................13

3 METODOLOGIA .............................................................................................14

3.1 ÁREA DE ESTUDO .....................................................................................14

3.2 COLETA DE DADOS ...................................................................................14

3.3 QUESTIONÁRIO .........................................................................................17

3.4 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ...............................................................18

4 CONCLUSÃO ................................................................................................19

5 CONSIDERAÇÕES .......................................................................................20

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................21

ANEXOS ..............................................................................................................

1. INTRODUÇÃO:

Este estudo vai relatar o estado em que um corpo hídrico se encontra (Lago de Nogueira), que através de um estudo de caso constatou o problema de enriquecimento de suas águas superficiais por compostos orgânicos, tendo como origem as atividades urbanas, bem como o despejo de esgoto diretamente no ecossistema aquático sem nenhum tipo de tratamento.

A partir de estudos podemos constatar que o lago sofre um grande impacto ambiental, pois a única alternativa encontrada pela comunidade é depositar seu esgoto sem nenhum tipo de tratamento no rio, que através do seu curso desemboca seus resíduos no Lago em questão, trazendo todos seus poluentes até o mesmo.

O esgoto proveniente dos bairros: Águas lindas e Calembe que estão localizados acima do lago em questão são um dos grandes responsáveis por esta poluição, nestas localidades pode-se observar próximo ao leito do rio, algumas manilhas de 20 e 40 cm despejando seu esgoto diretamente no curso do rio, além de resíduos de vários tipos, como: sacolas plásticas, latas de alumínio entre outros depositados no seu interior. As propriedades que cercam o lago e se encontram nas suas imediações, também acabam por depositar seus resíduos diretamente no lago.

O local de estudo se apresenta com águas turvas e sem nenhuma qualidade para a presença de vida no ecossistema. Foi diagnosticada em algumas áreas ao decorrer do curso do rio uma grande quantidade de espumas provenientes da presença de resíduos de sabão no ecossistema. Todo o local avaliado desde o rio onde esta sendo captado boa parte dos resíduos até o lago que se tornou o receptor de todos estes poluentes, esta se apresentando com péssimo odor.

A eutrofização daquele ecossistema se torna perceptível ao público à medida que a população aumenta em densidade.

Para uma maior urbanização da área, boa parte do lago sofreu modificações, algumas destas modificações atingiram diretamente aquele meio. Toda a mata nativa que cercava o lago foi retirada e foi dada lugar as gramíneas o que com a ação do tempo esta cada vez mais deixando o solo exposto e suscetível a erosão, toda a margem do lago já se encontra desprotegida de vegetação, o que esta acarretando uma maior deposição de sedimentos no interior de lago.

Figura1: Foto do lago de nogueira com a presença de gigonas.

De igual forma esta problemática que esta sendo gerada no Lago de Nogueira e em toda a sua bacia, pode-se caracterizar pelo fenômeno da eutrofização um processo de origem antrópica (provocado pelo homem), que se dá pelo despejo de grandes quantidades de compostos orgânicos no Lago. Ao serem degradados estes compostos aumentam os níveis de nutrientes disponíveis na água, principalmente o fósforo e nitrogênio elementos essenciais para o crescimento das algas. As algas crescem proporcionalmente aos níveis de nutrientes disponíveis na água, ou seja, quanto maior a quantidade de matéria orgânica, maior será a população das algas. Esta grande quantidade de nutrientes no ecossistema aquático desequilibra as teias alimentares, aumentando a produtividade biológica. O que torna as águas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com