TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutrofização

Pesquisas Acadêmicas: Eutrofização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

Eutrofização

O termo eutrofização é oriundo do grego “eu”, que significa bom, verdadeiro, e “trophein”, que significa nutrir. Portanto, no nosso contexto significa um ambiente verdadeiramente nutrido.

1. Equilíbrio Ecológico

Para um ecossistema funcionar bem é necessário que o equilíbrio nele esteja estabelecido. Este equilíbrio passa por uma combinação de uma série de fatores físicos, químicos e biológicos que durante toda a existência da Terra foram se encaixando numa estrutura que pode ser facilmente corrompida caso o equilíbrio nela seja desestabelecido.

2. Classificações de um corpo d’água

Aplicando o termo eutrofização em águas, podemos classificá-las quanto a suas diferentes concentrações de nutrientes. Podem ser:

2.1. Oligotróficos

Um corpo d’água oligotrófico é aquele que possui uma pequena carga de nutrientes dispersos no seu volume. Suas características são a baixa ocorrência de organismos, devido a baixa produção primária, e uma alta concentração de oxigênio dissolvido, pois não haverão organismos que consumam todo o oxigênio disponível. Esses ambientes em geral são aquíferos, regiões de grandes profundidades e regiões polares.

2.2. Mesotróficos

Um corpo d’água mesotrófico apresenta uma carga de nutrientes moderada. Esta é suficiente para manter uma determinada quantidade de organismos e espécies que, conforme o passar dos anos de existência da Terra, foram se equilibrando com o meio. O oxigênio dissolvido em ambientes mesotróficos se encontram em médias concentrações, porém suficientes para o desenvolvimento das espécies que já habitam o meio há inúmeras gerações. Ambientes mesotróficos são os lacustres e lagunares em geral.

2.3. Eutróficos

Um ambiente eutrófico possui uma carga elevada de nutrientes. Maior do que o sistema biológico consegue processar. Portanto começa a ocorrer um desequilíbrio no desenvolvimento das espécies. Então há uma elevado crescimento planctônico, onde algumas espécies dominantes superdesenvolvem. Há um bloqueio da luz e então uma considerável diminuição no oxigênio dissolvido.

2.4. Hipereutróficos

Um ambiente em que a carga de nutrientes está muito próximo ao máximo possível. É necessário que haja intervenção humana.

Então, a eutrofização é um desequilíbrio que ocorre em corpos d'água causado por um aumento desproporcional da sua concentração de nutrientes (principalmente N e P). Portanto esse aumento na concentração de nutrientes provoca algumas consequências indesejáveis no âmbito do equilíbrio ecológico bem como no âmbito da qualidade da água.

3. Causas

3.1. Natural

Há uma causa natural que ocorre nos corpos d’água desde sempre. A erosão desgasta o solo e as rochas e a ação das chuvas e dos rios carrega os nutrientes até as cotas mais baixas, onde encontram-se os lagos. Caso haja um transporte constante e significativo de nutrientes o corpo d’água vai lentamente sendo eutrofizado.

3.2. Antrópica

Por outro lado, a eutrofização pode ser causada pela poluição do ambiente aquático. A eutrofização está geralmente associada com a ocupação da área da bacia. Seja desmatamento, urbanização, agropecuária ou indústria. O desmatamento acelera a erosão do solo, portanto aumenta o fluxo de nutrientes que correm em direção aos corpos d’água; a urbanização geralmente contribui com o lançamento de efluentes mal tratados ao corpo d'água; a indústria pode contribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com