TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL[pic 1][pic 2]

        CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGIAS/ EAD        

POLO DE BELA VISTA

DISCIPLINA:EVOLUÇÃO

PROFESSORA:SANDRA DOS S. CEREALI

ACADÊMICA: Raymunda Nunes 

BELA VISTA – 2015

1)No início do livro, Darwin fala sobre a variação das espécies no estado doméstico para no capítulo seguinte falar sobre a variação no estado selvagem. A escolha desta ordem pode ser entendida como uma forma de convencer os leitores da época? Comente sobre como esses dois capítulos abrem espaço para discussão das teorias apresentadas nos capítulos seguintes.

 Vemos, pois, de um lado, animais e plantas reduzidas ao estado doméstico reproduzirem-se    facilmente no estado de cativeiro, posto que sejam muitas vezes raquíticas e doentes; e por outro lado, indivíduos, tirados muito novos às suas florestas e suportando perfeitamente o cativeiro, admiravelmente domesticados, na força da idade, e sadios (eu poderia citar numerosos exemplos), de que o sistema reprodutor, sendo seriamente comprometido por causas desconhecidas, cessou de funcionar. Em presença destas duas ordens de fatos, é para estranhar que o sistema reprodutor atue tão irregularmente quando funciona no cativeiro, e que os descendentes sejam um pouco diferentes dos pais? Posso acrescentar que, da mesma forma que certos animais se reproduzem facilmente, nas condições menos naturais (por exemplo, os coelhos e os furões encerrados em gaiolas), o que prova que o seu sistema reprodutor não foi afetado pelo cativeiro; assim, também, certos animais e certas plantas suportam a domesticidade ou a cultura sem variar muito.

2) Como a “herança com modificações” e a “sobrevivência do mais apto” são tratadas no livro?

Alguns autores têm afirmado que o limite da variação nos nossos animais domésticos é cedo atingido e que não poderia ser ultrapassado. Seria talvez afirmar que o limite foi atingido num caso qualquer, porque quase todos os nossos animais e quase todas as nossas plantas foram muito melhoradas de qualquer maneira num período recente; ora, estes aperfeiçoamentos implicam variações.

3)No livro, Darwin apresenta explicações para o surgimento de novas espécies. Como são tratados os desaparecimentos de espécies existentes?

Embora presente desde a antiguidade (com Anaximandro, Tales de Mileto e até mesmo Aristóteles), a teoria da evolução das espécies só se conseguiu impor após o aparecimento da paleontologia e dos trabalhos e Lamarck e Charles Darwin, no século XIX. Ambos afirmavam que as espécies sofrem, ao longo das gerações, uma modificação gradual que leva à formação de novas raças e espécies, assim como a um “aperfeiçoamento” das espécies já existentes. Depois da sua divulgação, a teoria da evolução das espécies criou uma grande controvérsia, não só a nível científico, como também a nível ideológico e religioso. O desaparecimento de determinada espécie parece-me à aquelas com o ciclo de reprodução mais longo, outro fator relevante e como os dos dinossauros que tinha uma dieta muito grande em nutrientes devido o seu tamanho avantajado, mesmo com seu tamanho corpóreo enorme a sua extinção.

4) Quais as fontes de variação propostas por Darwin?

Chama de seleção natural ou de persistência do mais apto à conservação das diferenças e das variações individuais favoráveis e à eliminação das variações nocivas.

5) Darwin apresentou vários argumentos que poderiam ser utilizados contra sua teoria, mas também apresentou explicações para cada um. Quais foram as explicações para os seguintes argumentos contrários à teoria da evolução?

O que torna a evolução biológica não aleatória e a evolução da espécie humana a partir de animais mais primitivos.

A. Como é possível que animais completamente distintos, tanto estruturalmente quanto em seus hábitos, tenham ancestral em comum?

Nesse caso, Darwin destaca que as espécies que recebe as hereditariedades de seus ancestrais, ou seja, as mesmas já com modificações se adaptam ao meio ambiente no qual vive, mas com a mudança de clima de determinado local e com o passar do tempo.

B. Como explicar órgãos que podem não ter nenhuma função (pelo menos aparentemente)?

Darwin é bem enfático quando diz não ser possível comprovar a existência de um órgão complexo sem ser formado por meio de pequenas modificações, sucessivas e numerosas .Ele infere que existam modos de transição observando a existência de dois órgãos distintos que possuam a mesma função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com