TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extinção

Trabalho Escolar: Extinção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

POPULAÇÃO EM EXTINÇÃO E CONSEQUÊNCIAS PARA O ECOSSISTEMA

As diferentes espécies que fazem parte de um ecossistema desempenham funções diferentes dentro da cadeia alimentar. Podemos começar pelas plantas, que produzem seu próprio alimento utilizando-se somente da luz solar, que as tornam capazes de extrair substâncias inorgânicas, que estão no solo e na atmosfera, transformando-as em substâncias orgânicas.

Em seguida temos os herbívoros, animais que se alimentam somente de plantas. Dentro da cadeia alimentar eles são chamados de consumidores, pois se alimentam dos produtores, assim são chamadas as plantas por produzirem seu próprio alimento.

Por último, dentro desta divisão, estão os animais carnívoros como os leões, onças, leopardos e muitos outros que desempenham o papel de predador dentro da natureza. Os predadores se alimentam dos herbívoros, ou seja, dos consumidores. Após digerirem suas caças, os dejetos destes animais são depositados no solo fazendo com que os organismos decompositores concluam o ciclo da vida, ou seja, estes organismos decompõem as substâncias orgânicas encontradas nas fezes destes animais e as transforma em substâncias inorgânicas, como já vimos no início. Daí em diante, as plantas, com a ajuda do Sol, produzem seu alimento reiniciando o ciclo da vida.

Importância para o equilíbrio do ecossistema

O equilíbrio do ecossistema está profundamente ligado a realização de todas estas etapas. Caso alguma destas espécies venha a ser extinta, as outras não resistirão, uma vez que todas possuem uma relação de interdependência, ou seja, uma depende da outra para sobreviver.

O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, está ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e, por consequência, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente neste tipo de problema ambiental.

Exemplo de animal em extinção:

O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), também conhecido como papa-formigas, é ummamífero quadrúpede e desdentado pertencente à família Myrmecophagidae e à ordem Xenarthra. É um animal de especto bem diferente, solitário, pacífico e cauteloso que costuma caçar tanto durante o dia como durante a noite. Pode-se encontrar este estranho animal desde a América central (Belize) até a América do Sul (Argentina). Sua visão é fraca, mas suacapacidade

de olfação é bem aguçada (cerca de 40 vezes maior que a do homem), desta forma, ele não tem problemas para localizar facilmente um formigueiro ou um cupinzeiro na hora de se alimentar.

Com a extinção deste animal, pode ocorrer um desequilíbrio grande no ecossistema, pois haveria menos um predador para as formigas e cupins, sendo assim, teria uma grande chance de haver uma praga dos mesmos.

Infelizmente o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat. Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária nocerrado (ecossistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com