TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmaccologia

Por:   •  26/3/2017  •  Exam  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

Farmacologia 27-01

Viabilizar a excreção de metabolitos do corpo, depuração farmacológica se sub divide em dois grupos: excreção e eliminação. Normalmente quando você altera a formatação física e química da molécula, você gera um metabólito e esse metabólito que vai ser expulso, é ele que vai ser excretado, eu não excreto droga, eu excreto metabólito.

Para que o processo de excreção do metabólito possa ser viabilizado há de se ter necessariamente o processo de biotransformação farmacológica, alteração química, física e funcional.

FATORES QUE INFLUENCIAM A BIOTRANSFORMAÇÃO

Onde ocorre a biotransformação? Genericamente a biotransformação ocorre em qualquer lugar do corpo humano, basta ter enzima e substrato, pele, cabelo, líquidos corpóreos...

Terão locais mais relevantes que ocorrem as biotransformações são 3: o principal centro de biotransformação é o fígado que também é o principal centro metabolizador de nutrientes, boa parte dos processos de biotransformação vai ter origem hepática. Outro setor importante é o TGI (trato gastro intestinal) desde o seu início até o seu final vai ter modalidades enzimáticas das mais diversas formas, microbiotas que influenciam como cofator de redução de catalisação dos processos. O outro setor é o sistema respiratório, dependendo da via em que o fármaco é administrado vai ter também uma via metabólica de biotransformação diferenciada. Esses três setores são os mais importantes.

Idade é um fator muito relevante, quando a criança vem ao mundo ela traz consigo cargas genéticas diferenciadas e repercutem na quantidade e qualidade de enzimas que essas crianças vão ter, boa parte da biotransformação de fármacos que a gente adquire ao longo da vida, ela é decorrente do contato com o ambiente, moléculas que vamos fazer uso ao longo da vida, tem que ter uma adaptação, isso quer dizer que normalmente uma criança tem um arsenal enzimático diferente de um adulto jovem e vai ser diferente de um idoso. A idade é um fator preponderante na capacidade de biotransformação do indivíduo, quanto mais jovem for mais imaturidade vai ter esse sistema, quanto mais senil ele for mais declínio vai ter esse sistema. Qual a repercussão disso? Vai ter que ajustar a dose porque a capacidade de processar a substancia vai ser diferente.

Imagina um indivíduo com algum distúrbio sistêmico, vai ter distúrbio na biotransformação, um indivíduo com cirrose, doenças cardiovasculares. O próprio rim também que é um biotransformador pode alterar a biotransformação.

O sexo da mesma forma, a mulher por ter uma constituição física com percentual de gordura corpórea diferente do homem, a densidade óssea da mulher é diferente da do homem, então uma série de fatores que irão ter também implicação, não tão relevantes como uma doença de base, mas vai ter justamente que é a capacidade que a mulher vai ter de lidar. O percentual de massa magra é diretamente proporcional a capacidade catabólica, quanto mais massa magra você mais rápido você cataboliza nutriente, o inverso também é válido.

A própria raça também implica nisso, aplica-se somente em raça pura, europeu, indígena, mongol.... As raças tidas como segregadas, puras, têm perfis genótipos diferenciados, o oriental tem uma dificuldade para metabolizar o álcool, isso é um caráter racial e por isso alguns fármacos vão responder de maneira diferenciada conforme o perfil racial.

Idiossincrasia é um processo de caráter genético, quando o indivíduo já nasce com a capacidade de responder diferentemente a uma substancia podendo apresentar intolerância fugindo do padrão. Quando se usa a dose padrão com o paciente e ele responde de maneira diferente da maioria.

Outro ponto que influencia na biotransformação é a relação concentração enzima e substrato. O que saturação de vias enzimáticas? É quando tem uma sobrecarga do substrato para o mesmo fluxo de enzimas, as enzimas não dão conta, em bioquímica é claro isso, quando você tem uma via funcionando bem você vai ter que ter enzima em quantidade razoável com afinidade pelo substrato e um ambiente propício (cofator, catalizador)

Processo de indução e inibição enzimática

Indução, induzir, estimular. O processo de indução enzimática é o processo de adaptação do organismo. Ex: consumo de álcool e resistência ao mesmo.

O álcool é um indutor enzimático, a medida em que você disponibiliza um fármaco ao organismo o organismo recebe sinais para que possa no seu aparato enzimático produzir um quantitativo e qualitativo para aquele agente. A adaptação faz com que produza mais enzimas com maior capacidade de trabalho para aquele tipo de componente, o processamento fica mais rápido quando repetido o consumo e isso leva uma espécie de tolerância. Quando esse processo de indução faz com que a biotransformação do fármaco ocorra somente p 1 agente especifico ele é chamado de indução simples.

 No entanto o processo de indução enzimática cruzada pode ter repercussão por grupo de fármacos ex gardenal (fenobarbital) essa substancia compartilham uma mesma via metabólica. A indução cruzada: se usar o gardenal por uma quantidade x de meses e depois usar uma substancia semelhante o organismo irá processar mais rapidamente pq já houve uma adaptação prévia.

A consequência da indução é que o fármaco pode ser metabolizado mais rapidamente ou secretado mais rapidamente, o organismo fica mais sensível para responder à esse fármaco, funciona como uma memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com