TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fermentação

Projeto de pesquisa: Fermentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Para esta experiência laboratorial, foi-nos solicitado pela professora a execução de uma atividade. A atividade pretende permitir aos alunos conhecer o processo de fermentação e respiração aeróbia que as células podem realizar, assim como as substâncias que se libertam nesses mesmos processos.

Introdução Teórica:

A biossíntese de ATP é fundamental para a sobrevivência de qualquer célula, seja uma simples bactéria ou um complexo neurónio do cérebro humano. A transferência para as moléculas de ADP da energia potencial de hidratos de carbono como a glicose ocorre em duas vias metabólicas principais: a fermentação e a respiração celular.

Com a respiração celular aeróbia, as células catabolizam a glicose de uma forma mais eficaz, produzindo um elevado número de moléculas de ATP e, como resíduos, água e dióxido de carbono; neste processo, basicamente uma longa sucessão de oxidações e reduções, o oxigénio molecular desempenha o papel crucial de aceitador final de eletrões.

Na ausência de oxigénio, os organismos podem "fermentar" a glicose, uma via metabólica mais simples e de menor rendimento energético. Mas este facto não diminui a importância da fermentação: é provável que tenha sido o primeiro metabolismo energético na história da Vida na Terra; é nela que assenta a sobrevivência de inúmeros microrganismos que decompõem e reciclam a matéria orgânica; é a fermentação que assegura um pouco mais de energia aos músculos cansados durante uma maratona, e está na base de alguns dos alimentos mais consumidos no mundo.

Vamos esclarecer alguns conceitos essenciais para esta atividade:

. Nas células de todos os seres vivos do planeta ocorrem reações químicas a partir de substâncias que a elas chegam, estas reções podem libertar energia ou requere-la. A este conjunto de reações dá-se o nome de metabolismo celular. Existem dois processos essenciais:

. Anabolismo: são reações endenergéticas que a partir de moléculas simples conseguem produzir moléculas mais complexas e mais ricas em energia;

. Catabolismo: reações exoenergéticas, que degradam moléculas mais complexas para originar moléculas mais simples e menos energéticas.

• Existem ainda vários processos catabólicos, mas vamos falar de dois em especial pois é os que iremos observar, a anaerobiose: processo que ocorre na ausência de oxigénio, no caso da fermentação; e a aerobiose: ocorre na presença de oxigénio, no caso de respiração aeróbia.

. Glicose: conhecida como açúcar, é um monossacarídeo que possui seis carbonos- hexoses), utilizada principalmente como fonte de energia pelos organismos. A glicose é um produto final da fotossíntese, e é a molécula que dá origem a processos de metabolismo celular como a fermentação e a respiração aeróbia. Dá-se o nome de glicólise à fase em que a glicose, com seis carbonos incorporados, é desdobrada em duas moléculas de ácido pirúvico, com três carbonos, por reações de oxirredução.

. Fermentação Alcoólica: neste processo catabólico as leveduras e algumas bactérias fermentam os açúcares (glicose) para obtenção de energia. Ocorre a quebra da molécula de glicose (com seis carbonos) em ácido pirúvico (com três carbonos), reação de oxirredução, libertando dióxido de carbono- CO2, por reações de descarboxilação, produzindo assim o álcool etílico, por reações de redução.

A equação da fermentação alcoólica é a seguinte:

C6H12O6 + 2ADP + P 2etanol + 2Co2 + 2ATP. Este é um processo de oxidação incompleta, e tem por salto energético final duas moléculas de ATP. É exemplo deste processo, o fabrico de bebidas alcoólicas.

C6H12O6 + 2ADP + P -> 2etanol + 2Co2 + 2ATP

. Respiração Aeróbia: neste processo existem quatro etapas: Glicólise, formação de Acetil-CoA, Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa, encontra-se esquematizado todo o processo de respiração aeróbia nos anexos (anexo 5). A equação da respiração aeróbia é a seguinte:

C6H12O6 + 6O2 -> 6CO2 + H2O + 36 ou 38 ATP.

Como na fermentação, a glicose irá dar origem ao ácido pirúvico por oxirredução, depois essa molécula por descarboxilação formará duas moléculas de acetil-CoA, posteriormente esta mesma molécula dará início ao ciclo de Krebs que por oxidações vão resultar moléculas de NADH, FADH2, CO2 e ATP. A molécula de NADH transporta eletrões para a cadeia transportadora de eletrões, ao longo destas vão ocorrendo reações de oxirredução. O oxigénio é o acetor final dos eletrões, e o CO2 e o H2O são os produtos finais deste processo. A respiração aeróbia é mais complexa que a fermentação.

. Banho-maria: este método é utilizado em laboratórios para aquecer substâncias líquidas e sólidas, lenta e regularmente, amostras não possam ser expostas diretamente ao fogo. Um processo que se pode regular a temperatura que se pretende para obter melhores resultados.

. Leveduras: elas necessitam de energia para a sua multiplicação, essa energia provém da degradação da glicose (produto final da fotossíntese e moléculas que originam a fermentação e a respiração aeróbia).

As leveduras são seres facultativos, pois podem mobilizar energia de compostos orgânicos em condições de anaerobiose (fermentação) e de aerobiose (respiração aeróbia). Mas existem outros seres que mobilizam a energia a partir da degradação de compostos orgânicos e essa situação acontece por fermentação em meios desprovidos de oxigénio, estes seres têm o nome de - seres anaeróbios obrigatórios.

Objetivos da experiência:

Esta atividade experimental tem como finalidade compreender a fermentação e a respiração aeróbia como processos celulares, em que substâncias são libertadas, para o próprio metabolismo da célula.

A experiência tem como objetivo ainda conhecer quais as condições necessárias para que ocorra os dois processos em questão, bem como as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com