TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibromilagia

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

TRATAMENTO

 

O fundamental no tratamento da fibromialgia 頡 educa磯. Esses pacientes freq�ente jᠣonsultaram vᲩos m餩cos, jᠳe submeteram a uma serie de exames caros e evasivos e receberam poucas respostas para as suas perguntas, o que gera um alto grau de frustra磯. A muitos se fala que o sintomas est㯠relacionados com ansiedade e stress de tal maneira que eles acabam se sentindo culpados pelo fato de n㯠conseguirem controlar as suas emo絥s. Por outro lado, muitos desses pacientes tendem a exagerar os sintomas procurando, com isso, provar que o que dizem 頶erdade. Obviamente o efeito produzido 頥xatamente o oposto.

Educar um paciente que dizer discutir realisticamente e completamente o diagnostico e o prognostico. Deve-se explicar ao paciente que a fibromialgia 頵ma doen硠comum. Deve-se esclarecer que o diagnostico 頣linico e que n㯠existem altera絥s laboratoriais. Al魠disso, 頩mportante esclarecer que tal doen硠n㯠altera a sobrevida e nem 頤eformante.

Tric*icos s㯠medicamentos com efeito ben馩co em fibromalgia. Amitriptilina e ciclobenzaprima tem sido utilizados. A amitriptilina tem demonstrado aumentar a dura磯 do sono, tem efeito analg鳩co (por potencializar api�s end�os) e tem efeito relaxante muscular por reduzir a atividade de neur� motor. Embora o efeito antidepressivo da droga possa a ajudar na melhora de um paciente com dor cr�a, pacientes sem evidencia de depress㯠respondem a esse tratamento. As doses utilizadas s㯠relativamente baixas (5 a 50 mg / dia) quando comparadas com as doses antidepressivas (75 a 300 mg / dia). A fluoxetina n㯠se tem mostrado ben馩ca para tais pacientes.

Antiinflamat�s n㯭hormonais e cortic�s tꭠsido utilizados, porem n㯠s㯠efetivos. Outras modalidades de tratamento utilizadas s㯠fisioterapia, acupuntura, tratamento com laser, estimula磯 nervosa transcut⮥a e infiltra磯 dos pontos gatilho.

Um estudo que submeteu tais indiv*os a um programa de condicionamento aer�o mostrou melhora importante da sensa磯 generalizada de dor e diminui磯 de sensibilidade nos pontos gatilho, mas n㯠melhorou a qualidade do seu sono.

Pacientes com apn驡 durante o sono devem ser tratados com cirurgia ou com press㯠positiva continua.

 

 

RECURSOS FISIOTERAPʕTICOS

 

Eletro * acupuntura:

 

A eletro-acupuntura com agulhas inseridas nos locais dos tecidos profundos na fibromialgia tende a exacerbar a dor. Isto ocorre porque os nocireceptores situados nos tecidos profundos est㯠em um estado de ativa磯 e sensibilizados, e o estimulo dado

******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************amento de alongamento das cadeias musculares afetadas.

Alongamento muscular 頣onceituado como sendo qualquer manobra terap굴ica que alongue as estruturas de tecido mole encurtadas e sua aplica磯 頩ndicada quando estes encurtamentos alteram a realiza磯 das atividades da vida diᲩa (AUD).

Na maioria dos casos hᠭelhora da dor hᠭelhora da postura e o *ice de flexibilidade 頮ormal ou pr�o do normal.

 

Hidroterapia:

 

Exerc*os em piscina aquecida s㯠ben馩cos na fibromialgia, pois reduz as for硳 excꮴricas e favorece movimentos lentos, reduzindo as chances de microtraumas. Um programa gradual de exerc*os para melhorar a condi磯 aer�a 頵m beneficio terap굴ico para os pacientes com fibromialgia, com melhora dos pontos dolorosos, condi磯,cardiovascular e utiliza磯 do oxigꮩo pelos tecidos.

Exerc*os de alongamento ajudam a manter ou melhorar a flexibilidade e a relaxar os m�os contra*s e r*dos. Exerc*os de fortalecimento ajudam a reduzir as distens�musculares.

Um programa de exerc*os para a hidroterapia pode incluir atividades com duas sess�por semana, come确do com tr고repeti絥s de cada exerc*o e ir gradativamente aumentando a intensidade destes. O programa para fortalecimento 頩ndicado desde de que se alterne durante as sess� a parte do corpo a ser trabalhada, evitando trabalhar membros superiores e inferiores em uma mesma terapia.

 

Eletrotermoterapia:

 

Os procedimentos fisioterap굴icos como o uso do forno de Beer, ondas curtas e ultra-som n㯠tꭠeficᣩa no tratamento da fibromialgia.

O uso do calor superficial (bolsas quentes, banhos, toalhas �s, infra-vermelho, parafina) s㯠ben馩cos na terapia para a redu磯 da dor. A eletroterapia tamb魠頵tilizada, principalmente com as eletroestimula磯 transcut⮥a (TENS) e corrente interferencial (CI).

 

 

PROGNӓTICO

 

A remiss㯠completa ocorre em cerca de 25% dos pacientes. As recidivas s㯠freq�. Apesar de sua natureza aparentemente benigna, essa doen硠causa, naqueles que portam e em seus familiares, uma diminui磯 importante da qualidade de vida. Esses indiv*os trabalham e produzem menos, e tꭠtendꮣia ao retraimento f*co e ps*ico.

A redu磯 da fun磯 muscular de tais pacientes e o seu *ice de incapacidade s㯠semelhantes ao de pacientes com artrite reumat�.

 

 

 

***N*o*r*m*a*l********$*a$***CJ**OJ**QJ**_H**mH**sH**tH**8*******8*

***T*퀴*u*l*o* *1***

****$**$*@&*a$*

*5**CJ **:**@****:*

***T*퀴*u*l*o* *2***

****$**$*@&*a$*

*5**CJ**\****************6*A@�6*

***F*o*n*t*e* *p*a*r*ဧ*.* *p*a*d*r*〯*************F*B@**�

*

*C*o*r*p*o* *d*e* *t*e*x*t*o*******$d****Nƈ***********CJ**0*>@****0*

***T*퀴*u*l*o********$*a$*

*5**CJ**\**P*C@****P*

***R*e*c*u*o* *d*e* *c*o*r*p*o* *d*e* *t*e*x*t*o*********ł*dh***`*ł**2*@**"*2*

* *C*a*b*e*

 

 

   

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com