TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisico-quimica Na Industria Farmaceutica

Artigo: Fisico-quimica Na Industria Farmaceutica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  3.460 Palavras (14 Páginas)  •  6.240 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.

RESUMO

Importância da Físico-Química para a área Farmacêutica:

A atividade do farmacêutico, por ser essencialmente aplicada, pressupõe um razoável conhecimento de uma gama de aspectos de várias ciências básicas correlacionadas, tais como química física e biologia. Somente a compreensão dos fenômenos subjacentes à técnica e à ação farmacêutica permite-lhe ir além do conhecimento empírico.

A relação entre o conhecimento farmacêutico e essas ciências é, contudo, uma relação que vai além do fornecimento de uma mera base necessária para a compreensão isolada desse conhecimento. Mas do que isso, tal relação deve permitir a construção de elementos capazes racionalizarem, de maneira lógica e sistemática, os saberes empíricos e dotá-los de uma visão de conjunto, inserindo-os em um todo. Com a gigantesca expansão do saber cientifico e técnico, a possibilidade de uma compreensão do todo, de uma racionalização, é necessária para a sua apropriação e utilização produtiva e criativa. Não basta saber e saber aplicar: quando se quer ir além, é necessário saber o que está “por trás”.

O estudo da físico-química em um curso de Farmácia insere-se neste espírito. A físico-química fornece uma base conceitual para as diferentes áreas da química, da tecnologia e da biologia ao analisar, sistemática e quantitativamente, conceitos centrais como energia, equilíbrio, transformações, espontaneidade e velocidade de reações. A físico-química contribui, assim, para encadeamentos relevantes para o farmacêutico, bem como para fornecer subsídios necessários para muitos dos procedimentos técnicos.

Palavras Chave: Físico-Química, Farmacêutico.

SUMMARY

Importance of Physical Chemistry to the pharmaceutical field:

The activity of the pharmacist, as essentially applied, presupposes a reasonable knowledge of a range of aspects of several correlated basic sciences, such as chemistry, physics and biology. Only the understanding of the phenomena underlying the technical and pharmaceutical action let you go beyond empirical knowledge.

The relationship between these sciences and pharmaceutical knowledge is, however, a relationship that goes beyond the mere provision of a basis for understanding this knowledge alone. But other than that, this relationship should allow the construction of elements able to rationalize, logically and systematically, the empirical knowledge and provide them with an overview of inserting them into a whole. With the massive expansion of scientific and technical knowledge, the possibility of an understanding of the whole, a rationalization is needed for its appropriation and use productively and creatively. Not enough to know and be able to apply: when you want to go further, you must know what is "behind".

The study of physical chemistry in a Pharmacy course fits into this spirit. Physical chemistry provides a conceptual basis for the different areas of chemistry, technology and biology to analyze systematically and quantitatively, central concepts like energy, balance, transformation, spontaneity and speed of reactions. Physical chemistry thus contributes to threads relevant to the pharmacist, as well as to provide necessary support for many of the technical procedures.

Keywords: Physical Chemistry, pharmacist.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................11

2. PRÍNCIPIOS FÍSICO-QUÍMICOS EM FARMÁCIA...............................12

3. PRÍNCIPIOS FÍSICO-QUÍMICOS EM INDÚSTRIA FARMACÊUTICA.15

4. DEFINIÇÕES DE ANÁLISE QUÍMICA.................................................17

5. CLASSIFICAÇÕES DE ANÁLISES QUÍMICAS...................................18

5.1. Análise Imediata..............................................................................18

5. 2. Análise Elementar...........................................................................18

5. 3. Análise Quantitativa........................................................................18

5. 4. Análise Volumétrica........................................................................18

5. 5. Análise Estrutural............................................................................18

6. PRIMEIRO FÁRMACO SINTETISADO EM INDÚSTRIA......................19

7. CONCLUSÃO........................................................................................21

8. REFERÊNCIAS......................................................................................23

1. INTRODUÇÃO

A físico-química é o campo da ciência que aplica as leis da física para elucidar as propriedades das substâncias químicas e esclarecer as características dos fenômenos químicos. O termo físico-químico é normalmente aplicado ao estudo das propriedades físicas das substâncias, como a pressão de vapor, tensão superficial, viscosidade, índice de refração, densidade e cristalografia, bem como ao estudo dos então chamados aspectos clássicos do comportamento dos sistemas químicos, como propriedades térmicas, equilíbrio, velocidades de reação, mecanismos de reação e fenômenos de ionização. Em seus mais teóricos, a físico-química se ocupa em explicar propriedades espectrais das substâncias em termos da teoria quântica fundamental, a interação da energia dos elétrons em átomos e moléculas com as propriedades observáveis apresentadas por estes sistemas, e os efeitos mecânicos, elétricos e térmicos dos elétrons e prótons individualmente nos sólidos e líquidos. A fase inicial do desenvolvimento

da físico-química como um campo especializado de estudo foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com