TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fitomelhoramento

Abstract: Fitomelhoramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Abstract  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

GLOSSÁRIO TÉCNICO

1. Alelos: É cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene, ocupando um dado locus (posição) num cromossoma. Por exemplo, o gene que determina a cor da flor em várias espécies de plantas - um único gene controla a cor das pétalas, podendo haver diferentes versões desse mesmo gene. Uma dessas versões pode resultar em pétalas vermelhas, enquanto outra versão originará pétalas brancas.

2. Alogamia: Tipo de reprodução sexuada da qual participam indivíduos que produzem gametas diferentes (forma e tamanho), como o óvulo e o espermatozóide. Ou seja, fertilização cruzada entre indivíduos da mesma espécie. Sinônimo de heterogamia. Sinônimo de anisogamia. No sentido botânico temos: (alo = outro; gamos = união) = processo de reprodução de plantas que envolve união entre gametas de flores diferentes da mesma planta ou entre flores de plantas distintas.

3. Autogamia: ( auto = próprio, por si mesmo; gamos = união) = fenômeno que consiste na polinização de uma flor por meio do seu próprio pólen. Espécies autógamas são aquelas nas quais tanto o sexo feminino quanto o masculino estão presentes no mesmo indivíduo, ocorrendo mais frequentemente em plantas. Na autogamia, verifica-se a fusão de gametas masculino e feminino em um mesmo indivíduo.

4. Biometria: Ciência que trata da aplicação e do desenvolvimento de métodos e modelos estatísticos para a análise de dados em sistemas biológicos. O mesmo que bioestatística. Ou seja, é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.

5. Diclina: Espécie que apresenta dois tipos de flores, masculinas e femininas. Do grego, di = dois; clinos = leito, isto é, as flores são unissexuais, masculinas ou femininas, cada uma em receptáculos florais distintos.

6. Dióica: Espécie diclina que apresenta flores masculinas e femininas em indivíduos diferentes. Espécies do gênero Croton (Euphorbiaceae), por exemplo, são freqüentemente dióicas e é necessário coletar os dois sexos no campo para uma identificação perfeita.

7. Endogamia: Corresponde à perda de vigor quando são cruzados indivíduos relacionados por ascendência. O máximo de endogamia ocorre com a autofecundação.

8. Endosperma: Tecido nutritivo originado da dupla fecundação que ocorre nas Angiospermas. Pode não estar presente na semente ou estar reduzido a uma fina película. Estas reservas são utilizadas pelo embrião durante o processo de germinação.

9. Fenótipo: Aparência final de um indivíduo como resultado da interação de seu genótipo com um determinado ambiente abiótico; características observáveis de um organismo.

10. Genes: Unidade transmitida de geração a geração durante a reprodução sexual ou assexual. Seqüência de nucleotídeos capaz de sofrer transcrição, ou seja, dar origem a moléculas de RNA, e que inclui as regiões líder e trailer, bem como os íntrons. Em humanos, pesquisadores confirmam a existência de 19.599 genes que codificam proteínas, e outras 2.188 seqüências putativas, ou seja, genes que devem codificar proteínas.

11. Genoma: Conjunto de cromossomos que corresponde ao conjunto haplóide (n) da espécie.

12. Genótipo: Constituição genética total de um organismo, a qual é determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com