TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folclore

Trabalho Universitário: Folclore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 3

Folclore

Folclore significa no geral, a sabedoria do povo e vem folklore. De acordo com Lima (1958), a palavra “folclore” provém do neologismo inglês folk e lore (povo e saber). O termo foi criado por um escritor inglês, chamado William John Thoms. A primeira vez que esse termo foi usado foi na revista londrina “Athenaeum”, em 22 de agosto de 1846, essa data posteriormente foi escolhida como o dia do folclore.

O folclore é também um conjunto de expressões de caráter popular, formado pelos costumes e tradições populares, representa a identidade social de uma comunidade, e são transmitidos de geração para geração mediante prática, é uma parte fundamental da cultura de cada nação.

Aprovada em 1951 no Brasil, a carta do Folclore Brasileiro, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade mediante suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte fundamental da cultura de cada nação. (FUNDAJ, 2011).

Segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), constituem-se fatores de identificação folclórica:

• Tradicionalidade: transmissão de geração para geração.

• Dinamicidade: mesmo que baseada na tradição está sujeita a evoluções e modificações

• Funcionalidade: não deve abranger só um aspecto e sim ter uma composição social, econômica, politica, etc.

• Aceitação coletiva: deve haver reconhecimento coletivo com o fato.

Dentre as manifestações folclóricas podemos destacar as músicas folclóricas, como as cantigas de roda, modinhas, serenatas, etc.; danças folclóricas, como frevo, maracatu, samba de roda, catira, quadrilha, etc.; festas folclóricas, como festas juninas, festa do divino, congadas, carnaval, etc.

No Brasil, de acordo com Rossini Tavares de Lima (1958) e Luís Rodolfo Vilhena (1997), destacam-se como precursores do movimento folclórico, pelos seus estudos sobre poesia popular, Sílvio Romero (1851-1914) e Amadeu Amaral (1857-1929). Segundo Rita Amato (2007), há ainda, particularmente no campo musical, com uma atuação que abrange várias áreas da cultura popular, outra grande personalidade, Mário de Andrade (1893-1945).

Resposta das questões da atividade:

1. Qual era o seu conceito sobre folclore antes de realizar as leituras da disciplina? E como foi tratado o folclore nos seus estudos do Ensino Fundamental?

Sou professora do Ensino Fundamental I e apesar de trabalhar a temática em sala de aula todos os anos, nunca tinha parado para pensar como é um assunto tão amplo e tão importante na nossa cultura. O estudo da Unidade 1 do Material de Apoio enriqueceu meu conhecimento sobre o folclore e me deu outras visões e dimensões de como trabalha-lo em sala de aula. Em minha época do Ensino Fundamental, o Folclore era somente trabalhado no mês de agosto e sempre se resumia em lendas e em desenhos para colorir do curupira, do saci, da Iara, da mula sem cabeça e etc., somente trabalhado em cima de lendas e personagens folclóricos. Hoje vejo que isso foi importante para nós na época de certa forma, pois passamos a conhecer uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com