TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gabiihsm

Seminário: Gabiihsm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Carlos Rodrigues Brandão “Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é os eu único praticante. Em mundos diversos a educação existe diferente: em pequenas sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou pastores nômades; em sociedades camponesas, em países desenvolvidos e industrializados; em mundos sociais sem classes, de classes, com este ou aquele tipo de conflito entre as suas classes; em tipos de sociedades e culturas sem Estado, com um Estado em formação ou com ele consolidado entre e sobre as pessoas”. (BRANDÃO, 2007). É notável reconhecer que a educação não é algo que possua uma forma única e exclusiva nem um local único para onde possa ocorrer, pois ela pode ocorrer em vários lugares diferentes. Um pássaro antes de voar ele não precisa ir a uma escola de vôo, ele precisa observa sua mãe, e ter coragem para dar o salto para assim voar.

Na obra cinematográfica em questão é possível observar que a cultura que vigorava na época em que se passa a história em seus primeiros momentos era marcada pela divisão entre raças (brancos e negros), a América estava diante de seus primeiros passos para a industrialização, somente os ricos conseguiam ir às escolas e a medicina não possuía ainda grandes avanços fazendo com que a crença religiosa predominasse. Após o período pós-segunda guerra mundial, o país se encontra diferente. E sua cultura também está modificada. Homens e mulheres experimentam as relações sem compromisso, às oportunidades de emprego aumentam, a arte tem forte expressão na sociedade e as máquinas impulsionam a vida de todos.

Assim, a educação tem como objetivo a conservação e o funcionamento do sistema social. E, segundoCarlos Rodrigues Brandão (2007):

“Assim, tudo o que é importante para a comunidade, e existe como algum tipo de saber existe também como algum modo de ensinar. Mesmo onde ainda não criaram a escola, ou nos intervalos os lugares onde ela existe, cada tipo de grupo humano cria e desenvolve situações, recursos e métodos empregados para ensinar às crianças, os adolescentes, e também aos jovens e mesmo aos adultos, o saber, a crença e os gestos que os tornarão um dia o modelo de homem ou de mulher que o imaginário de cada sociedade - ou mesmo de cada grupo mais específico, dentro dela idealiza, projeta e procura realizar[...]. Ao processo global que tudo envolve, é comum que se dê o nome de socialização. Através dela, ao longo da vida, cada um de nós passa por etapas sucessivas de inculcação de tipos de categorias gerais, parciais ou especializadas de saber-e-habilidade. Elas fazem, em conjunto, o contorno da identidade, da ideologia e do modo de vida de um grupo social. Elas fazem, também, do ponto de vista de cada um de nós, aquilo que aos poucos somos, sabemos, fazemos e amamos. A socialização realiza em sua esfera as necessidades e projetos da sociedade, e realiza, em cada um de seus membros, grande parte daquilo que eles precisam para serem reconhecidos como "seus" e para existirem dentro dela”. (BRANDÃO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com