TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentamicina

Projeto de pesquisa: Gentamicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A classificação dos antibióticos é realizada de acordo com diversos critérios dentre os quais podem-se citar a estrutura química, mecanismo de ação, tipos de microrganismos alvo, espectro de atividade, tipo de ação, fontes de origem e organelas celulares que irão atingir. Desta forma a Gentamicina é classificada como sendo um aminoglicosídeo que afeta a permeabilidade da membrana do micro organismo com amplo espectro de ação (PENILDON, 2006).

A gentamicina é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias que são sensíveis à ela tais como Pseudomonas aeruginosa, Proteus sp., Escherichia coli dentre outros. Comercialmente a Gentamicina é encontrada em forma de solução injetável por via intramuscular e intravenosa, além da forma subconjuntival, subcapsular, nebulização ou instilação intratraqueal direta.

A potência de um antibiótico pode demonstrada através de seu efeito inibitório sobre o crescimento de micro organismos e esta inibição pode ser realizada por meio de métodos físico-químicos e microbiológicos, sendo este último utilizado para avaliar substâncias em que o seu teor não pode ser determinado pelos processos físico-químico (LOURENÇO, 2006).

Existem dois tipos de doseamento microbiológico, o método turbidimetrico que inibe o crescimento do micro organismo em um meio fluido e o método de difusão em ágar que depende da difusão do antibiótico através de uma camada de ágar solidificado (LOURENÇO, 2006).

2. OBJETIVO

O objetivo do experimento foi avaliar a potência do antimicrobiano Gentamicina injetável em ampolas de 1,0 mL que contém 40 mg de gentamicina base.

3. MATERIAIS E REAGENTES

3.1 Materiais

* Balão volumétrico

* Pipeta automática 1000μL;

* Pinça

* Cilindros

* Micropipeta;

* Ponteiras esterilizadas;

* Placas de petri

* Erlenmeyer

* Becker

* Bico de gás.

3.2 Reagentes

* Sulfato de gentamicina padrão 1mg/mL – feito pelos técnicos em laboratório

* Meio para antibiótico nº 1

* Meio para cultura de antibiótico nº 11.

4. METODOLOGIA

O método utilizado para o doseamento da Gentamicina foi por difusão em placas, que trata-se de um método quantitativo. Para tal doseamento foi utilizado Staphylococcus epidermidis ATCC12228 como micro organismo padrão para observação de inibição de crescimento.

Solução padrão

Os técnicos do laboratório da UNA foram os responsáveis pela produção do padrão gentamicina em uma concentração de 1mg/mL utilizando-se como diluente tampão fosfato.

Em posse do padrão, realizou-se diluições com o mesmo diluente com intuito de obter soluções com novas concentrações de 1,0 µg/mL e 2,0 µg/mL. Essa solução diluída foi obtida pipetando 1,0 mL da solução estoque para um balão volumétrico de 100 mL e completando o volume com tampão.

Os integrantes de grupo realizaram a marcação na placa de petri no local onde os cilindros seriam colocados e que posteriormente receberiam a soluções de forma alternada, padrão e desconhecido.

Foi adicionado à placa 20mL de meio de cultura nº11 esterilizado e fundido, chamado meio base, e aguardou a solidificação.

Sobre a placa que possuía o meio base, foi adicionado de maneira uniforme, 5 mL de meio nº 11 inoculado com volume de inoculo estabelecido e aguardou-se a solidificação deste. Este trata-se do meio de superfície.

Com o auxilio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com