TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestualismo

Trabalho Universitário: Gestualismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

Gestualismo (surdos)

Gestualismo ou manualismo é um método de ensino, para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através de uma língua gestual (ou língua de sinais, no Brasil).

Gestualismo (pintura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma pintura gestualista. Movimento do Action Painting.

O gestualismo, pintura gestual ou action painting é uma forma de pintura abstracta onde se pode observar o gesto pictórico. Este tipo de pintura não apresenta esquemas prévios, e surgiu em Nova Iorque, nos anos 40 do século XX, sob influência dos processos surrealistas de pintura automática. Alguns pintores inventam verdadeiras escritas pessoais fazendo sinais gráficos ao longo da superfície da tela, qua a levam a perder, em geral, a sugestão de violência muscular para se tornar opticamente mais atuante, chama-se então, pintura de sinais. Tem como principais representantes Pollock, Kline e De Kooning.

Os sinais e os gestos de pintar como meio expressivo foram as bases desse tipo de pintura. Essa corrente originou-se do expressionismo abstrato. Seu objetivo era a libertação das formas de Vladimir Tatlin. A pintura gestual recebeu influência dos chineses e japoneses.

As bases essenciais para a criação do estilo gestualista foram os sinais e os gestos de pintar como maneira de se expressar artisticamente. A corrente originou-se do expressionismo abstrato, da qual faziam parte diversos pintores citados acima. Outra influência bastante visível nas obras gestuais é de origem oriental, principalmente japonesa e chinesa.

Uma característica do gestualismo é a liberdade que dá ao artista em liberar emoções enquanto executa a obra de arte. Não são utilizados materiais tradicionais. Espátulas, pincéis, rascunhos e esboços são deixados de lado. Na verdade, este tipo de pintura leva mais em conta a velocidade de sua execução, o gesto e tudo o que designa o termo “pintura de ação” (Action Painting). No caso de Jackson Pollock, era utilizado do sistema de dripping, que consistia em espalhar a tinta que caía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com